A seleção brasileira feminina de vôlei protagonizou os últimos momentos da delegação brasileira nas Olimpíadas de 2020, já no meio da madrugada deste domingo (8), e saiu com a medalha de prata em Tóquio. Com isso a neotrentina Rosamaria Montibeller, que se destacou na seleção brasileira e ganhou a torcida, tem sua primeira medalha olímpica.
Em nova final diante dos Estados Unidos, o Brasil pegou uma rival muito inspirada e perdeu por 3 sets a 0 (25-21, 25-20 e 25-14), fechando o resultado recorde do país nos Jogos com 21 medalhas no total, número jamais alcançado antes. O vôlei brasileiro chegou a cinco medalhas no torneio olímpico feminino, somando a prata de Tóquio aos ouros de Pequim e Londres — ambos contra os EUA — e aos bronzes de Atlanta e Sidney. São ainda duas edições no quarto lugar, em Barcelona e Atenas.
A TV Globo flagrou várias vezes a camisa 7 soltando o verbo para cima das adversárias durante a competição. Após soltar o braço em determinando lance, pôde-se ver Rosamaria gesticulando, gritando e soltando frases fortes, o que causou um turbilhão nas redes sociais. Inclusive, o último ponto das quartas de final foi dela, que soltou um belo sorriso, que também é de sua característica.
No instagram, Rosamaria comemorou o feito. “Eu vou beijar e vou comemorar muito essa medalha. A sensação que fica não é de que perdemos o ouro, mas que conquistamos a prata! É clichê, mas só a gente sabe de todas as pedras no caminho pra chegar até aqui. Parabéns aos EUA que fizeram um jogo excelente e há anos vem construindo o caminho pra essa vitória. Eu acredito que era a hora deles”, escreveu,
“A derrota é triste mas lembrar da dedicação que tivemos pra chegar até uma final olímpica ameniza a dor. Vocês tem noção de quantos países tem a chance de chegar até aqui?! Pouquíssimos. E o Brasil, nós, mesmo por muitas vezes desacreditas, chegamos mais uma vez ao pódio. Trabalhamos sem pensar nos outros, focadas no grupo, e aqui estamos”, comemorou Rosamaria.