
A Administração Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apoia o lançamento da reedição do livro do historiador italiano Renzo Maria Grosselli, “Vencer ou Morrer – Camponeses Trentinos em Florestas Brasileiras – Santa Catarina 1875-1900”.
O lançamento ocorre nesta terça-feira, 04 de novembro, às 19h30, na Casa Dei Nonni, no Centro, promovido pela Associação Beneficente Besenello, em parceria com a UNIFEBE.
Na tarde desta terça-feira, o escritor e historiador italiano Renzo Maria Grosselli foi recebido no Gabinete do Prefeito Max de Oliveira, acompanhado do presidente Ezio Amistadi e do diretor Armando Tomasi, ambos do Museo Etnográfico Trentino San Michele.
Juntamente com Orivan Jarbas Orsi e Moisés Cipriani, integrantes da Associação Beneficente Besenello, o encontro foi marcado pela troca de experiências e ideias voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico de Nova Trento.
A conversa abriu caminho para futuras parcerias em projetos de pesquisa e documentação da história neotrentina, com destaque para a proposta de criação de um Centro de Memórias, com o intuito de abrigar uma biblioteca e uma academia de letras.
Nova Trento reafirma seu compromisso histórico com a valorização das suas origens e da sua herança cultural; Uma história viva que se expressa nas tradições, na hospitalidade, na fé de Santa Paulina e no potencial turístico que faz do município um dos principais destinos culturais e religiosos de Santa Catarina.








