As imagens de helicópteros sobrevoando São João Batista desde quinta-feira (01), ficarão na memória dos batistenses, como a lembrança da maior enchente que já atingiu o município. Um dos heróis em meio a calamidade foi o piloto Rafael Luís Carrard com seu próprio helicóptero. Foram 128 resgates protagonizados por Rafael, que, percebendo a tragédia que abatia São João Batista, resolveu intervir e usar sua habilidade como piloto para fazer o bem.
O helicóptero foi filmado se aproximando dos telhados e, de forma absurdamente heroica, resgatou os munícipes. “A gente nem chegava a ver o rosto das pessoas. Tinha que sair o mais rápido possível. Não tinha outra opção. Olha quantas vidas foram salvas”, revelou o piloto ao Jornal Razão de Tijucas.
A fotografia que viralizou nas redes sociais, de um homem abraçado a um cachorro, foi registrada durante um dos resgates feitos por Rafael Carrard. Além das 128 pessoas, inúmeros cães e gatos também foram resgatados. Em um dos resgates, Rafael Carrard conta que, se tivessem chego cinco minutos depois, crianças teriam morrido.
“A água estava literalmente na cabeça. Cinco minutos depois, passou o telhado. Chegamos na hora exata”, desabafa. Desde a quinta centenas de voluntários, Bombeiros, Policia Militares, equipes da Prefeitura de São João Batista e de outros municípios atuaram no resgate de famílias e também no atendimento as famílias atingidas pela enchente.
Foto: Lorran Barentin/ Jornal Razão/Reprodução