Foi apresentado, na manhã de terça-feira, 27, o relatório final do planejamento e dimensionamento da força de trabalho do SUS em São João Batista. O trabalho foi desenvolvido ao longo dos últimos cinco meses a partir de metodologia do Ministério da Saúde, sendo executado por meio de curso da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina e contando com o apoio da Prefeitura de São João Batista, via Secretaria Municipal de Saúde.
São João Batista foi selecionada para receber o projeto piloto da iniciativa em Santa Catarina, que, nos próximos meses, deverá ser replicado para as demais cidades do Estado. A análise, realizada por técnicos da área, detalhou, entre outros pontos, a realidade atual das unidades e das categorias profissionais vinculadas à rede de Atenção Primária do município.
Além disso, foram efetuadas recomendações à gestão para subsidiar o planejamento e a tomada de decisões voltadas à qualificação dos serviços de saúde. A iniciativa foi desenvolvida levando em conta aspectos demográficos, socioeconômicos e históricos, além de indicadores da saúde.
“Este diagnóstico é muito importante para que possamos organizar melhor as ações na área da saúde. Com estas informações em mãos, conseguiremos tomar decisões com embasamento técnico, sabendo onde estão as necessidades e o que precisa ser melhorado. Agradecemos a todos os envolvidos neste trabalho, que foi feito com muita dedicação e compromisso”, destaca o prefeito Juliano Peixer.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino, reforça o impacto que o projeto trará gradativamente para São João Batista. “Esse material vai nos ajudar bastante no planejamento do dia a dia, na distribuição das equipes e na melhoria do atendimento. É um passo importante para oferecer um serviço de saúde mais eficiente e próximo da população. Nosso agradecimento a todos que se dedicaram a este projeto”, afirma.