Com objetivo de desarticular um esquema criminoso que obtinha benefício previdenciários, a Polícia Federal esteve em Tijucas na manhã desta quarta-feira (23). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. Com dados falsos, o esquema conseguia aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e seguro-desemprego.
De acordo com informações, as investigações começaram em 2019, e apontaram, que os criminosos agiam através de inserções de informações falsas no sistema da Previdência Social, principalmente sobre vínculos de empregos fictícios com várias empresas do estado, algumas inativas. Com guias falsas de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, o grupo investigado forneceu para dezenas de pessoas o recolhimento de tempo de serviço que nunca existiu.
O crime acontecia desde 2011 e a estimativa de prejuízo com o pagamento de 63 benefícios identificados, até o momento, é de aproximadamente R$ 2,8 milhões. O inquérito policial está em andamento, os envolvidos poderão ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e organização criminosa.