Por oito votos a dois, a Câmara de São João Batista aceitou abrir investigação contra o vereador Gustavo Grimm (Cid), após denúncia de um cidadão que o acusa de quebra de decoro, por ter dito que os vereadores são “vendidos”, e ter chamado vice-prefeito de “ignorante”.
Agora, os edis terão o mesmo rito de trabalho que realizou-se contra as acusações do vice-prefeito, Almir Peixer, o Déi do Gás. Foram contrários, Elisandro dos Santos (PP) e Silvano Amarildo Bordout, o Mandim (Cid).
Outros assuntos da sessão ordinária
A pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vereadores de São João Batista de segunda-feira, 14, contou com a votação de um projeto em segunda votação. Também foram aprovados por unanimidade dois requerimentos e uma Moção de Aplausos. Para leitura entrou na Casa um projeto do Executivo e dois do Executivo.
Com o protocolo de uma denúncia na tarde de sexta-feira, 11, o autor Ademar Antônio Feller entrou com uma denúncia contra o vereador Gustavo Grimm (CID) por quebra de decoro parlamentar, em virtude de falas na tribuna do Poder Legislativo. A denúncia foi lida na sessão ordinária de segunda-feira, 14, e aprovado pela maioria da Casa, sendo contrário o recebimento da denúncia os vereadores Elisandro dos Santos e Silvano Amarildo Bordout (que tomou posse para a votação) os demais foram favoráveis.
Com a aprovação o caso entra para os tramites de investigação. O sorteio para a criação da comissão processante foi realizada e ficou Milson da Silva como relator, Nelson Zunino Neto como presidente e Mateus Galliani com vogal.
Projeto do Executivo para leitura
Projeto de Lei Ordinária nº 23/2023 do Executivo:
Autoriza a transferência de modalidade de aplicação no valor de R$ 300 mil.
Projetos do Legislativo para leitura
Projeto de Lei Ordinária nº 13/2023 de autoria dos Vereadores Elisandro dos Santos e Mário Antônio Garcia Teixeira:
Denomina de “Paulino de Oliveira” a rua que especifica.
Projeto de Resolução nº 06/2023 de autoria da Mesa Diretora:
Revoga o art. 243 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de São João Batista.
Moção
Do Vereador Milson da Silva:
Nº 08/2023 – Moção de Aplausos
Na sexta-feira, 28 de julho, a comunidade de São João Batista foi abalada com a notícia de um enorme incêndio que atingiu sete ônibus escolares da cidade. Cinco foram danificados de forma total e dois parciais. Todos os ônibus escolares do município se encontravam no pátio da Rodoviária Municipal Nelson Zunino. Porém a tragédia não foi maior devido a coragem dos motoristas da Secretaria de Educação da cidade. Ao ver as chamas iniciarem não hesitaram em adentrar nos veículos para salvá-los do fogo. Foi graças a eles que o estrago não foi muito maior e a cidade poderia ter perdido um número mais expressivo ainda de ônibus, deixando a frota totalmente desfalcada. Dessa forma os vereadores solicitam que seja entregue aos motoristas:
Almir Soares, Wellington dos Santos Brandão, Claudio Estevão, Everton Luis de Almeida Pereira, Carlinhos de Souza, Audeci Mafeçoli, Claudir Dullius e Jader Costa, Moção de Aplausos pela coragem e bravura em arriscar a própria vida para salvar os veículos do incêndio.
Votações
Em 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 04/2023:
Altera a Lei Complementar n. 53, de 23 de agosto de 2017 e a Lei n. 2790, de 12 de setembro de 2005, criando 02 (duas) vagas de Calceteiro, 01 (uma) vaga de Leiturista, e o cargo de Operador de Escavadeira Hidráulica, na estrutura funcional do Sisam.
Requerimentos
Autor vereador Gustavo Grimm:
Nº 18/2023 – Assunto: Convite para pronunciamento de assunto de relevante interesse público.
Que seja realizado convite ao Senhor Plácido Vargas, que ocupou a função de assessor de gabinete na prefeitura municipal de São João Batista/SC durante o período de 01/01/2021 a 11/05/2022, telefone para contato nº 48 99113-3066, para que se pronuncie em plenário acerca de denúncias protocoladas nesta Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas, sobre supostos ilícitos contra a Administração Pública batistense. Aprovado por unanimidade.
Autora Sandra Maria Azevedo Dandolini:
Nº 19/2023 – Considerando que nomear logradouros públicos também é função do Poder Legislativo, e que para viabilizar tal nominação é imprescindível a confecção de Mapa com as respectivas coordenadas geográficas para a correta identificação e averiguação da regularidade da área, requer seja oficiado ao Executivo Municipal, solicitando ao setor de infraestrutura o encaminhamento de Mapa para nominação da Rua 2 do Loteamento Altos de São João (7534/118), bairro Krequer. Aprovado por unanimidade.