O prefeito Juliano Peixer e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Aurelio, reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (22/09), com a consultora do Sebrae/SC, Schirley Booz Sá, e com empresários locais do setor calçadista para tratar sobre a ampliação do projeto Moda Catarina para 2026.
Uma das possibilidades que vêm sendo analisada é a criação de uma feira de calçados durante o verão. A iniciativa, cuja viabilidade ainda está em avaliação, visa fortalecer a visibilidade do polo calçadista de São João Batista, aproveitando o fluxo turístico da temporada, e, ao mesmo tempo, gerar novas oportunidades de negócios e opções de lazer para a população local.
O projeto para 2026 prevê, ainda, uma maior presença das micro e pequenas empresas da cidade em feiras do setor, assim como a realização de capacitações e consultorias especializadas, com valores subsidiados aos participantes. De acordo com o Sebrae/SC, as empresas envolvidas no Moda Catarina atualmente são responsáveis por 1,5 mil empregos diretos e indiretos em São João Batista.
“O Moda Catarina é um projeto estratégico para o desenvolvimento do nosso município. Queremos ampliar a participação das nossas empresas, fortalecer o setor calçadista e, ao mesmo tempo, criar oportunidades que movimentem a economia local e beneficiem a comunidade”, destaca o prefeito Juliano Peixer.
A expectativa é que, assim que sejam concluídas a análise de orçamento e de ações prioritárias para o próximo ano, a renovação do apoio da Prefeitura ao projeto seja oficializada. O Moda Catarina conta também com a parceria do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb).