A Prefeitura de São João Batista e o Governo do Estado de Santa Catarina avançaram, nesta terça-feira (23/09), nas tratativas para a municipalização da Escola de Educação Básica Professor Patrício Teixeira Brasil. A reunião contou com a presença do prefeito Juliano Peixer, do secretário municipal de Educação, Alício Schiestel, e de representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Brusque.
Participaram, pela CRE, a coordenadora Flávia d’Alonso, a supervisora Patrícia Borati, o supervisor de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos da Silva, e o integrador Éder Carlos Schmidt. Durante o encontro, foram discutidos cenários para a transição, além dos impactos pedagógicos, administrativos e de pessoal decorrentes do processo de municipalização.
Conforme avalia o secretário de Educação, Alício Schiestel, a iniciativa, que há anos vem sendo debatida, é positiva tanto para o Governo do Estado como para o Município, representando uma oportunidade estratégica para a rede municipal de ensino.
“A municipalização da Escola Patrício permitirá ampliar a capacidade de atendimento, solucionando questões de espaço físico em diversas unidades. Isso vai possibilitar uma organização mais adequada dos diferentes níveis escolares e melhorar a qualidade da oferta educacional para os estudantes de São João Batista”, destaca.
Como próximos passos, a Prefeitura e o Governo do Estado irão dar continuidade às análises técnicas e jurídicas necessárias para formalizar o processo de municipalização. Estão previstas novas reuniões para alinhar a transição administrativa e pedagógica, além da definição de cronogramas e adequações estruturais para garantir que a mudança ocorra de forma organizada e com o mínimo de impacto para a comunidade escolar.