Foto: Airton Fernandes / SDC
A aproximação de instabilidades mudam as condições do tempo em Santa Catarina até quinta-feira, 14. Ao longo da tarde, há condições para temporais isolados, com rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente no Oeste catarinense, devido à combinação de calor e umidade. Para as demais regiões, o risco é baixo relacionado a ocorrências.
A passagem de uma frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical, traz chuva e também há risco para temporais com fortes rajadas de vento em todas as regiões do estado, com início na região Oeste a partir do final da manhã, avançando para os planaltos e regiões litorâneas entre a tarde e noite. Os ventos mais intensos ocorrem no período da tarde, sobretudo entre o Grande Oeste e nos Planaltos, com velocidade média entre 20 e 30 km/h e rajadas entre 60 e 80 km/h.
Entre quinta, 14, e sexta-feira, 15, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima, além de ressaca na costa catarinense. A partir da madrugada de quinta o mar já começa a ficar agitado no Litoral Sul e, ao longo da manhã, a agitação marítima começa na Grande Florianópolis, com ondas entre 3,0m e 3,5m e picos de até 4,0m. No início da tarde de quinta-feira o mar também fica agitado entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte, com ondas de até 2,5m.
Final de Semana
A entrada de uma massa de ar frio e seco melhora as condições do tempo, entre quinta, 14, e sexta-feira, 15. O tempo aberto predomina, com sensação de frio, especialmente durante as manhãs e noites. No final de semana, a temperatura volta a subir e o tempo permanece firme e ensolarado em todas as regiões.
Avisos e Alertas da Defesa Civil
Acompanhe a atualização dos Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina no site e redes sociais oficiais. Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.
Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 é o número dos Bombeiros Militares e190, da Polícia Militar.
Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.