O SindiEducar marcou uma manifestação para segunda-feira (09), as 19h30, em frente a Prefeitura de São João Batista. Os professores cobram a aprovação do Plano de Carreira, e são contra mudanças que vão reduzir direitos dos profissionais no município. Um dos temas mais polêmicos está relacionado aos incrementos e licenças prêmio que a Prefeitura Municipal pretende reduzir.
Os assuntos de interesse dos professores foram debatidos em uma reunião na segunda-feira (02), onde estiveram presentes vereadores, representantes da prefeitura e dos profissionais. Não houve acordo, e o assunto segue em debate.
Em nota divulgada nas redes sociais no sábado (31), o presidente do SindiEducar, Deivid Herartt, afirmou que ‘em 2017 a prefeitura contratou uma empresa especializada em criar planos de cargos e salários, esse trabalho ficou pronto. Teve grandes diminuições nos valores de progressão na carreira dos professores, mesmo assim foi aceite pelos professores. Esse plano não pode ser refutado a gosto próprio de alguns’.
“Atacar a carreira do servidor público estagnando seu crescimento profissional e sua qualificação não é a única e a primeira solução para mim. A carreira de um servidor público em geral, assim como a dos professores não pode ser decidida por meia dúzia de políticos que nada estudaram ou conhecem do assunto”, diz Deivid.
Proposta inicial apresentada pela Administração Municipal para ser debatida, coloca o incremento escolar e progressão funcional, com a ideia de extinção do incremento, redução da progressão funcional de 15 para 5%, com um único salto na carreira. Além disso, redução do triênio de 6 para 3% e acabar com a licença prêmio.