As primeiras doses da Coronavac, vacina aprovada para uso emergencial contra a Covid-19, começam a serem distribuídas ainda nesta segunda-feira (18), e os municípios do Vale do Rio Tijucas vão receber, neste primeiro momento, 4.688 doses.
Os números constam em documento da Secretaria de Estado da Saúde, que também informa a distribuição de insumos como agulhas e seringas. Canelinha será o município da região que vai receber o maior volume de doses. Serão 1.616 doses para imunizar o público prioritário, conforme cronograma do Plano Nacional de Imunização.
Tijucas vai receber 1.240 doses, São João Batista 1.185, Nova Trento 446 e Major Gercino ficará com 201 doses. O Ministério da Saúde autorizou os estados e municípios a iniciarem a aplicação da vacina, já a partir das 17h desta segunda-feira.
São João Batista já tem esquema de vacinação montado, com seringas e agulhas adquiridas pela Secretaria de Saúde já no ano passado. As doses serão aplicadas na Unidade de Saúde Central, Posto de Saúde do Jardim São Paulo, e há ainda a expectativas que as vacinas também sejam disponibilizadas no Posto de Saúde do Novo Horizonte, na Ribanceira do Sul.
O trabalho de imunização da população catarinense ocorrerá em consonância com o Governo Federal e os municípios e pretende vacinar 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários em um primeiro momento.
Segundo o cronograma do Governo do Estado, a vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases, assim como orienta o Ministério da Saúde. A primeira fase consiste na imunização dos trabalhadores da saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que moram em instituições de longa permanência e a população indígena. Na segunda fase, o foco serão as pessoas com idade entre 60 e 74 anos.