São João Batista integrou comitiva da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), que visitou, nesta semana, a usina de asfalto localizada no município de Pinhalzinho, no Oeste catarinense. Designado pelo prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, o assessor de gabinete Plácido Vargas representou a Capital Catarinense do Calçado na viagem.
Implementada em 2012, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (Cidir), a usina atende a 15 municípios da região de Pinhalzinho. O trabalho de cooperação entre as prefeituras resulta em uma economia que varia de 30% a 50% em custos com asfalto.
Conforme explica Plácido, os municípios do Vale do Rio Tijucas estão estudando a possibilidade da criação de um consórcio multifinalitário para implantação de uma usina de asfalto na região, em projeto que contaria com a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina. “Esta visita foi muito importante para conhecermos, na prática, o funcionamento de uma usina de asfalto. Algo que, se vier a ser concretizado aqui, impulsionará o desenvolvimento de São João Batista e região”, avalia o assessor.
Ele destaca, ainda, que a comitiva da Granfpolis visitou também o Município de Arroio Trinta, detentor do título de Capital Catarinense da Cultura Italiana. “Tivemos a oportunidade de conversar com o prefeito Alcidir Felchilcher e sua equipe. Uma troca de experiências importante, tendo em vista o trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa Colônia Nova Itália, que é o berço da imigração italiana no Brasil”, complementa.