Medidas restritivas decididas para os 22 municípios que compõe a Grande Florianópolis, não deverão ser seguidas por São João Batista. De acordo com informações de bastidores, o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, decidiu obedecer apenas aos decretos estabelecidos pelo Estado, mantendo as escolas em funcionamento e sem lockdown entre 18h e 6h.
O assunto será tratado com todo o secretariado em reunião agendada para o início da tarde desta terça-feira (16). Nesta segunda-feira (15), um encontro entre gestores dos 22 municípios da região havia decidido pela suspensão das aulas e que as atividades não essenciais, ficariam suspensas das 18h às 6h, no período de uma semana.
Pedroca não participou da reunião dos prefeitos, e segundo fontes ouvidas pela reportagem, se mostrou contrariado com as medidas conjuntas, já que no entendimento do prefeito, cada município vive uma realidade distinta. Outro município que deve ficar fora das medidas conjuntas é Major Gercino. O assunto está sendo discutido entre membros da secretaria de Saúde e do Gabinete do Prefeito Valmor Kammer.
As restrições decididas pelos municípios da Grande Florianópolis devem iniciar a partir das 18h desta terça-feira, mas cada município deve publicar seu próprio decreto com a regras. Não há obrigação legal das prefeituras seguirem as mesmas regras. As Administrações estão sujeitas apenas aos decretos do Governo do Estado, que até este momento não impendem a abertura de escolas e o lockdown está restrito aos finais de semana.
Na noite de segunda a secretária de Saúde, Karin Leopoldo, confirmou as medidas tomadas pela Associação, e informou que a decisão não foi unânime. Foi previsto um lockdown das 18h ás 06h por sete dias, além da suspensão das aulas presenciais. Naquele momento, havia expectativa que todos os municípios iriam aderir as regras do colegiado, mas na manhã de hoje a situação sofreu mudanças.
Uma decisão oficial deverá ser comunicada após encontro de todo o secretariado com o prefeito. Pela manhã, a Secretaria de Saúde confirmou 81 novos casos de Covid-19 em São João Batista nas últimas 24 horas.
Atualmente há 16 batistenses com diagnóstico positivo para Covid-19 em tratamento hospitalar. Destes, cinco estão internados em leitos de UTI e 11 em leitos clínicos (sendo três deles intubados na emergência do Hospital Monsenhor José Locks, aguardando vaga em UTI).