Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (02), a Secretaria de Saúde de Canelinha negou que o município tenha utilizado vacina contra a Covid-19 vencida. A secretaria de saúde, Sueli Grimm, afirma que todos os lotes e vacinas são verificados quando chegam no município pelas vacinadoras, e verificadas as datas de validade.
Leia a nota oficial:
Acerca da informação divulgada na mídia nesta sexta-feira (02), sobre vacinas contra a Covid-19 da fabricante AstraZeneca que teriam sido aplicadas fora da data de validade, a Secretaria de Saúde de Canelinha vem a público esclarecer que:
Tão logo a equipe técnica da Vigilância em Saúde tomou conhecimento da informação publicada pela imprensa, foi feita a verificação das doses da vacina AstraZeneca administradas na cidade; De imediato, a equipe técnica da cidade entrou em contato com a Câmara Técnica de Vigilância Epidemiológica do Estado, órgão que movimenta o SIES, que é o sistema de informação que gerencia a saída de insumos para as cidades de Santa Catarina, para comunicar o fato e solicitar a correção do dado inserido no sistema erroneamente.
Assim, a Câmara Técnica já está solicitando ao Governo do Estado a alteração da digitação no sistema SIES, para sanar esta falha; Ressalte-se, portanto, que não houve vacinação de nenhum morador de Canelinha com dose de imunizante vencido. O que na verdade ocorreu foi uma falha de digitação do dado no sistema de informações em instância superior à cidade e nas quais, Canelinha não tem poder de ingerência para a correção deste dado incorreto.
A secretaria de saúde, Sueli Grimm, informa que todos os lotes e vacinas são verificados quando chegam no município pelas vacinadoras, e verificadas as datas de validade.