A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, informa que a campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no município.
A primeira etapa da vacinação começa com os grupos prioritários, tendo como público alvo os trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos e irá até o dia 30 de abril.
A Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, será o local para os grupos prioritários receberem a imunização, das 7h30 às 18h30.
A vacina distribuída este ano pelo Ministério da Saúde será a trivalente, protegendo os moradores da influenza A (H3N2) Darwin; influenza A (H1N1); e influenza B.
Gripe
A influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, venha a falecer em decorrência dela.
Esses quadros graves ocorrem com maior frequência nas pessoas que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. Por isso, a importância da vacinação dos que fazem parte dos grupos prioritários.
Confira abaixo os grupos prioritários para a segunda etapa da campanha, que ocorre entre os dias 02 de maio e 03 de junho.
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Gestantes e puérperas;
- Indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.