A população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório. Essa é a orientação do Ministério da Saúde, que, em nota técnica divulgada nesta segunda-feira (26), reforçou a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença.
Imunizante mais utilizado até o momento na campanha de vacinação contra a Covid-19, a Coronavac teve a produção paralisada por falta de insumos. Mesmo já tendo sido retomada pelo Instituto Butantan, a previsão do Ministério da Saúde é que somente na primeira quinzena de maio sejam enviadas novas remessas para estados e municípios.
Em São João Batista, assim como na maioria das outras cidades, o estoque de Coronavac terminou. Desta forma, quem já tomou a primeira dose da vacina, deverá aguardar a chegada de novos lotes, mesmo fora do intervalo recomendado, que era de até quatro semanas.
Já a aplicação das primeiras doses tem prosseguimento em São João Batista com a utilização do imunizante AstraZeneca, produzido pela Fiocruz. A vacina está disponível para pessoas de 62 anos ou mais, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos, que fica situado na rua do Sesc. É necessário apresentar Cartão do SUS e Carteira de Vacinação (se tiver).