A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista comunica que a vacina contra a gripe já está liberada para toda a população acima de seis meses de idade. A ampliação do público-alvo, que atende recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo garantir uma maior cobertura vacinal e, com isso, reduzir o número de complicações e internações causadas por doenças respiratórias.
Conforme esclarece a Divisão de Vigilância Epidemiológica, é de extrema importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis e correm mais risco de evoluir para formas graves da doença, garantam a dose da vacina contra a gripe.
“Estes grupos continuam com prioridade na vacinação. É uma época de aumento da circulação de vírus respiratórios e é essencial que a população mais vulnerável, como idosos, crianças e gestantes, proteja-se contra a gripe, evitando, assim, casos graves e hospitalizações”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A Secretaria ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Confira, abaixo, os locais e horários de vacinação em São João Batista. Para receber as doses, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver).
Onde se vacinar contra a gripe
* Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45
* UBS Tigipió (Estrada Geral da Arataca): nas quartas-feiras, das 13h às 16h
* UBS Carmelo (Rua Augusto José Tamanini): nas quintas-feiras, das 8h às 11h
* UBS Ribanceira do Sul (Rua José Antônio Soares): quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 13h às 16h
* UBS Fernandes (SC-108): quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 13h às 16h.