A cidade de Canelinha será palco de um dos mais aguardados eventos culturais da região: o VI Encontro Internacional de Jovens Músicos de Canelinha e Região, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025. Realizado a cada dois anos, o evento promete emocionar o público e fortalecer laços culturais e educacionais por meio da música.
O encontro é uma realização da Associação de Orquestras do Vale do Rio Tijucas (Aovarti), e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Juventude de Canelinha, com o apoio das prefeituras de Canelinha, Nova Trento e São João Batista. Outras parcerias de destaque incluem a Secretaria Municipal de Educação de São João Batista, a Paróquia Sant’Ana de Canelinha, a Paróquia São Virgílio de Nova Trento, a Associação Canelinhense de Turismo (Catur), e a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento.
Grupos e orquestras
A edição deste ano reúne um elenco de peso, com músicos talentosos do Brasil e do Chile: Projeto Vale Orquestral da Aovarti (Canelinha), Orquestra Terraza (Tijucas), Academia de Orquim (Santiago/Chile), Grupo de Violinos de Nova Trento, Novo Alvorecer de Coqueiros (Florianópolis), Orquestra Escola de Florianópolis, Grupo de Mujeres Músicas Antofagastinas (Antofagasta/Chile), Oficina de Cordas do Colégio de Aplicação da UFSC (Florianópolis), Grupo de Violinos da Escola Olívia Bastos (Tijucas), Grupo de Violinos da Associação de Moradores de Porto Belo, Grupo de Violinos do Projeto Arteiro (Porto Belo) e Grupo de Violinos da Escola Realina Feller do Moura (Canelinha).
Programação
A agenda está repleta de atividades que vão desde aulas práticas por instrumentos até apresentações em diferentes localidades.
Na quarta-feira, 29, a partir das 14h, tem reunião de planejamento com professores. E as 19h30, Concerto de Abertura na Câmara de Vereadores de Canelinha, com apresentações das delegações e uma emocionante Pirâmide Suzuki envolvendo todos os alunos.
Na quinta, 30, a partir das 8h30 tem aulas práticas por instrumento e nível. E as 19h30, apresentações das delegações no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes em São João Batista, com participação especial da Pirâmide Suzuki.
Sexta-feira, 31, a partir das 8h30, continuação das aulas práticas. E as 19h30, segunda rodada de apresentações das delegações e Pirâmide Suzuki, na Igreja Matriz São Virgílio em Nova Trento.
E no sábado, 1º, a partir das 8h30, ensaio geral para o Concerto Final. E no período da noite, às 19h, Concerto Final no Centro de Eventos Arthur Adolfo Jachowicz, em Canelinha.
Integração
Mais do que um evento, o encontro é uma celebração à cultura e à união entre os povos, conectando músicos em um grande intercâmbio de aprendizado, talento e amizade. Realizado bienalmente, o encontro já se consolidou como uma das iniciativas culturais mais importantes da região.
As apresentações são abertas ao público, oferecendo uma oportunidade imperdível para apreciar o trabalho de jovens artistas que encantam com sua paixão pela música.