Os Jogos Paralímpicos de Paris iniciam nesta quarta-feira, 28, e Santa Catarina terá 10 paratletas participando do evento esportivo que é marcado pelo poder da inclusão no esporte mundial. Esta será a 17ª edição da história dos Jogos Paralímpicos e a delegação brasileira será a maior da história em edições realizadas fora do país, perdendo somente para a edição do Rio de Janeiro em 2016. E o tijuquense Ymanitu Silva, do Tênis em Cadeira de Rodas, será uma dos catarinenses na competição.
Integram o quadro de modalidades dos Jogos Paralímpicos de Paris, 22 esportes que reúnem competidores de 168 países dos mais variados cantos do planeta.
Todos os atletas catarinenses já se encontram na capital francesa para o início das competições e o estado também está representado por diversos outros nomes que integram cargos de comissão técnica na delegação brasileira em Paris.
Programa Bolsa Atleta
Da lista dos 10 catarinenses presentes nos Jogos Paralímpicos de Paris, cinco deles integram o Programa Bolsa Atleta realizado pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte neste ano de 2024
:: Confira a lista completa dos representantes catarinenses
- Matheus Rheine – Natação – Brusque – (Bolsa Atleta)
- Camila Muller – Atletismo – Florianópolis – (Bolsa Atleta)
- Edenilson Floriani – Atletismo – Joinville – (Bolsa Atleta)
- Suzana Nahirnei – Atletismo – representante de Blumenau – (Bolsa Atleta)
- Ymanitu Silva – Tênis em Cadeira de Rodas – Tijucas – (Bolsa Atleta)
- Mayara do Amaral Petzold – Natação – Joinville
- Talisson Henrique Glock – Natação – Joinville
- Bruna Costa Alexandre – Tênis de Mesa – Criciúma
- Danielle Rauen – Tênis de Mesa – São Bento do Sul