Emprego, renda e desenvolvimento

585
SHARES
3.2k
VIEWS

‘Boa, Galo Cinza’. Expressão usada em Canelinha ao se referir ao prefeito Moacir Montibeler (PMDB), faz justiça. Deve ser essa a mais utilizada após a notícia da desapropriação do terreno da antiga Buettner e instalação de nova empresa na cidade. Agonia pelo fechamento de dezenas de cerâmicas nos últimos anos parece ter uma alternativa e reacende a esperança de aquecimento da econômica local.

Ação adotada pela Prefeitura de Canelinha, se assemelha a dos municípios mais industrializados do estado, ao garantir benefícios fiscais, doação de terrenos e outras facilidades para abertura de empresas. Se por um lado gera emprego e renda para a população, pode enrobustecer os cofres públicos, aumentado a fatia do repasse de ICMS. Mais dinheiro entrando nas contas públicas, ampliam-se as chances de execução de serviços e obras. É um jogo de ganhos.

Como prioridade de Montibeler, a ação já surte os primeiros efeitos positivos. Até fim desse semestre uma empresa calçadista deverá estar instalada na antiga Buettner, gerando 260 empregos diretos. Além disso, vem a reboque os empregos indiretos, já que na negociação está embutido o desenvolvimento da cadeia produtiva e ateliers no município. O número de empregos gerados pode dobrar no passar dos meses.

Faturamento gerado, retorna ICMS a prefeitura. Salários pagos, dinheiro despejado no comércio local. E abrem-se novas oportunidades. Na esteira da nova empresa, já há movimento de investidores para aquisição de terrenos e construções de moradias. Não há como desenvolver uma cidade, sem ligação direta com o estímulo a novas empresas, empregos e facilidade para abertura de negócios. Canelinha vai achando o caminho. ‘Boa, Galo Cinza’.

Outro ganho da medida adotada por Moacir Montibeler, é reduzir a sensação de ‘cidade dormitório’. O trabalhador terá alternativa de trabalhar próximo de casa sem ter que se desloca para São João Batista e Tijucas. Já para os investidores, estar localizado entre os dois pólos do Vale, Tijucas e São João Batista, também é atrativo. Na falta de mão-de-obra suficiente, podem deslocar trabalhadores com facilidade.

Pontos negativos ficam para São João Batista, já que Canelinha mira a sólida indústria calçadista. Com a burocracia adotada pela Administração Municipal e dificuldades impostas a opositores políticos, empresários se veem seduzidos pela cidade vizinha. Mais do que reduzir a oferta de vagas na cidade, vai atingir fortemente os cofres públicos. Neste momento até mesmo o Sindicato das Indústrias Calçadistas enfrenta dificuldades em renovar suas licenças. É a faísca em cima de palheiro.

Montibeler está mostrando porque é chamado de “Galo Cinza”. Foi ele que nos anos 1990 doou o terreno para instalação da Buettner em Canelinha. Agora é ele quem tenta reativar a combalida economia do município. Pode ser o início de uma nova história para a antiga Terra das Cerâmicas. Afinal, mais que garantir investimentos em Saúde, Educação ou serviços públicos a Administração assumiu para si a responsabilidade de garantir negócios e renda para a cidade. ‘Boa, Galo Cinza’.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist