Após o período de inscrições das equipes se encerrarem, todos os times da Primeira e Segunda Divisão de São João Batista haviam confirmado presença no Campeonato Municipal de futebol de Campo 2019.
Foi aberta então, a janela de transferências de atletas, a grande novidade para o próximo ano. Criada para dar seguridade às equipes e diminuir o número de desistentes, principalmente na Série A. A nova regra, porém, não conseguiu ter sucesso no seu primeiro ano em funcionalidade. O União Batistense não deverá participar do certame em 2019.
Equipe representante do bairro Krequer na divisão principal estava indo para o terceiro ano consecutivo na Série A, mas, segundo Jeferson Souza e Lico Fumagalli, representantes da equipe, ela não entrará mais em campo, pelo menos não em 2019. Eles estarão presentes no programa Show de Bola da Rádio Super FM nesta quinta-feira, 01, para explicarem os motivos da não participação.
A penalidade para equipes desistentes que assinaram o termo de participação é em torno de R$ 1.200 e que não deverá ser empecilho, já que pelos bastidores, se tem informação de que outra equipe se ofereceu para pagar a multa, em troca da liberação de atletas. Confirmado a desistência da equipe, a Fube então começará a busca de mais um clube da Série B, para poder fechar a divisão superior com oito times, assim como tem acontecido nos últimos anos. O lado bom das novas regras, entretanto, é o prazo, que neste caso, vai permitir a equipe convidada um tempo maior de preparação e montagem de elenco para a Série A.