Santa Catarina apresenta redução nos índices de criminalidade nestes primeiros dias de janeiro se comparado com o mesmo período do ano passado (1º/01 a 14/01). Foram registradas quedas nas seguintes ocorrências: roubo – em 2018 foram de 522 e neste ano, 284; furto – 4.286 (2018) e 2.874 (2019). O número de vítimas de crimes violentos letais intencionais foi de 38 no último ano e 29 em 2019. As vítimas de homicídio também reduziram de 38 para 29.
O resultado foi divulgado pelo Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina na segunda-feira, 14. O Boletim Semanal de Indicadores da Segurança Pública do Estado resume os principais índices de criminalidade – mortes violentas, roubos e furtos. O objetivo desta divulgação, que faz parte de uma política de transparência, em sintonia com o Governo Moisés, é fazer com que a população tenha acesso mais ágil à informação. Os indicadores serão distribuídos para toda a imprensa, semanalmente, e estarão disponíveis no portal da Secretaria de Segurança Pública.
O Colegiado é formado pelo coronel Araújo Gomes (Polícia Militar e Secretário de Segurança Pública), pelo delegado-geral Paulo Koerich (Polícia Civil), coronel João Valério Borges (Corpo de Bombeiros), diretor-geral Giovani Eduardo Adriano (Instituto Geral de Perícias) e pelo coronel Flávio Graff (diretor-geral da SSP).
Para o Colegiado, o Boletim faz parte de um modelo de Segurança Pública diferenciado, transparente, proativo e eficiente, que tem como objetivo facilitar o acesso da sociedade civil, que poderá acompanhar o desempenho com base nos resultados.
Foto: Secom/Divulgação