O secretário municipal de Assistência Social e Habitação de Nova Trento, Josemar Guilherme Franzoi deixou o PSDB – Partido da Social Democracia do Brasil – para migrar ao PSD – Partido da Social Democracia. Durante a semana, ele oficializou junto ao Diretório Municipal do PSDB, que tem como presidente o ex-prefeito Orivan Jarbas Orsi, a saída da agremiação, em caráter irrevogável.
A migração para o partido do governador, Raimundo Colombo já vislumbra à Franzoi, uma possibilidade de ser um candidato ao cargo máximo em Nova Trento, nas eleições de 2020. Também é um reforço considerável ao próprio PSD, pois a sigla ainda patina na Terra de Santa Paulina. Não tem nem se quer, por exemplo, um vereador eleito.
Mas também é um claro sinal de que Josemar Guilherme Franzoi estava descontente com os rumos do PSDB, durante o período pré eleições 2016.
Dentro do PSD, Josemar estará livre, leve e solto para dar as cartas, fato este que não acontecia no PSDB, haja vista que os tucanos têm várias lideranças em Nova Trento. Como terá a força da caneta, poderá até, inclusive, negociar com o PMDB (porque não) em uma composição para as próximas eleições municipais.
Agora, caberá ao ex-tucano, reforçar o PSD local com lideranças do Centro e bairros, para montar um partido forte. Afinal ‘uma andorinha sozinha não faz verão’.
No plano estadual, ele tem o apoio do deputado Jean Kuhlmann, que prometeu recursos na área habitacional, caso Franzoi aceitasse ser secretário municipal e se filiar ao PSD.