Nova Trento: Lixo misturado não será mais recolhido

585
SHARES
3.2k
VIEWS

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento comunica que a partir desta sexta-feira, 09, voltará a intensificar a fiscalização dos sacos de lixo. Por este motivo, caso o lixo estiver misturado e sem as devidas recomendações de separação correta, os servidores responsáveis pela coleta serão orientados a deixarem os sacos. Caso encontrem o lixo misturado, os sacos receberão um adesivo de identificação.

A Secretaria informa ainda que a coleta do lixo rejeito é realizada pelos servidores municipais, já o reciclável é recolhido por uma empresa terceirizada. Vale ressaltar que é importante que cada família ou empresa realiza a separação do lixo de forma consciente e contribua assim para o desenvolvimento sustentável do município. Mais informações através do telefone (48) 3267 – 3280 ou 3279.

Confira as dicas do Ministério do Meio Ambienta sobre a separação correta do lixo:

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Como separar o lixo doméstico?

– Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

– Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

– Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

– Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

O que não vai para o lixo reciclável?

– Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist