O assassinato do vice e a cassação do prefeito

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Estética de uma pequena cidade tranquila, cravada no coração do Vale do Rio Tijucas, esconde momentos históricos nebulosos e sem explicações concretas. Em janeiro deste ano completou 46 anos da cassação do mandato do ex-prefeito Wilde Carlos Gomes, que havia assumido o comando do município um ano antes. Gomes foi retirado do cargo em um dos atos mais contraditórios da história de São João Batista.

Gomes morreu em janeiro de 2012 e até hoje não foi feito justiça à memória do ex-prefeito pelos fatos desenrolados em 1971. Ele ocupou o poder em São João Batista em duas ocasiões e era irmão de Walter Vicente Gomes, que além de Tijucas foi Deputado Estadual. Após ser retirado do cargo, Wilde foi substituído pelo interventor militar Capitão José Antônio Bento, que comandou a cidade até 1973.

Narrativa oficial tem poucos dados que justifiquem o afastamento do prefeito. Era época de ebulição social e política em São João Batista e no pais. Ditadura impunha suas vontades sobre a população e as decisões eram determinadas de cima pra baixo. Na cidade a divisão entre forças políticas também eram evidentes com dois grupos distintos. Diferente do que é hoje a Arena dominava o cenário, mas era separada em duas facções e que podem ter dado origem aos ‘colas brancas e pretas de hoje’.

Da história que se desenrolou nos bastidores, e que levaram a cassação do mandato do prefeito batistense, só pedaços de memórias de alguns moradores da região na época. Entre as especulações, a de que Wilde foi retirado do poder por ter supostamente feito criticas a Administração Central. Nessa época Ivo Silveira era o Governador do Estado e Jorge Bornhausen o vice. Já o Brasil estava nas mãos do militar linha dura Emílio Garrastazu Médici.

Foi neste período em que a ditadura militar atingiu seu pleno auge, com controle das poucas atividades políticas toleradas, a repressão e a censura às instituições civis foram reforçadas e qualquer manifestação de opinião contrária ao sistema, foram proibidas. Os anos de 69 a 74 ficaram marcados pelo uso sistemático e de meios violentos como a tortura e o assassinato. Opositores de Wilde Carlos Gomes teriam se aproveitado desse momento para articular sua queda.

Um grupo de políticos batistenses teriam ido a Capital do Estado e pressionado para a substituição de Gomes. Um mês antes o vice-prefeito de São João Batista, Cesar Bejamim Duarte foi assassinado em Tijucas. Um crime que chocou a cidade e que também esconde detalhes, sepultados pelos anos de chumbo. No cenário local, após a queda do prefeito, seus opositores se uniram a administração intervencionista, sem conseguir, no entanto, afastar Wilde da vida pública.

Em 1977 o ex-prefeito concorre e é eleito novamente prefeito de São João Batista com ampla aprovação popular. Ficou no cargo até 1983 e entregou a cadeira para prefeito para Sinézio Octaviano Dadam. As lentes do fotografo Guilherme Tomazzi, que registrou a instalação do município em 1958, não foram suficientes para preservar as histórias que se desenrolaram no decorrer da emancipação e as disputas políticas.

Traços de uma cidade, que de berço preserva uma forte rivalidade, e moldou os conceitos partidários que São João Batista preserva até hoje. Com a morte dos principais atores, e o tempo que leva a história para o esquecimento, as verdades da época vão sendo sepultadas. Nos anos de chumbo da ditadura um vice-prefeito foi assassinado, um prefeito foi cassado e a cidade seguiu seu curso.

Ironia da história, mas 45 anos após o afastamento de Wilde Carlos Gomes, outro prefeito foi cassado. Daniel Cândido deixou o comando da prefeitura em agosto de 2016, e entregou a cadeira para o provisório mandato de quatro meses de Vilmar Francisco Machado. Assim como Wilde, Daniel foi reeleito com expressiva  votação. Na roda da história, as linhas políticas batistenses se repetem.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist