Até parece ‘cabo de guerra’. E, por que não, se tornou um jogo para ver quem tem mais força. A Secretaria de Educação de São João Batista está ligando, um por um, aos professores efetivos (aos mais chegados), para que lotem a Câmara Municipal de Vereadores, na noite desta sexta-feira, 27. O motivo: dar uma ‘força’ para a professora Rúbia Alice Tamanini Duarte, quando esta votar contrário aos professores ACTs, no voto de desempate.
É que, na noite de quinta-feira, 26, os ACTs lotaram o recinto e, no calor do embate, chegaram até mesmo a torcer em alguns discursos proferidos. Sozinha e acuada, foi preciso recorrer, então, junto a Secretaria de Educação, para que Rúbia não fique sozinha no local, junto, claro, dos demais parlamentares.
De todos os erros que o Poder Público já utilizou nesse caso, esse foi mais um. O que demonstra o total desespero, ao fazer de um assunto tão delicado, uma verdadeira guerra contra os ‘foras da lei’.
Resta saber se todos os efetivos vão ao recinto de bom grado, ou apenas marcar presença e cumprir ordens, para não ficar mal com os chefes.
Vale ressaltar que, assim como Rúbia, a atual secretária de Educação de São João Batista, Roseli Peixer Tomasoni, é a mesma que, em 2010, era uma das líderes da Greve dos Professores, que culminou com o pagamento do piso salarial da categoria, por parte do Poder Público, que cedeu a pressão, naquela época.
E quem chegar por último, não terá lugar para sentar. E não se assustem se não ‘mandarem’ esvaziar o local.