Refazendo a ponte

585
SHARES
3.2k
VIEWS

ponttLembro-me como se fosse hoje as palavras proferidas pelo vice-prefeito Hélio Peixer: “Vou construir uma ponte entre a câmara e a prefeitura”. A célebre frase foi ecoada durante a sua posse como chefe do executivo em sessão da câmara de vereadores no início de 2014, quando do afastamento do Prefeito Daniel Cândido pelo poder legislativo. A expressão figurada de Peixer era uma tentativa de aproximar os dois poderes que viviam em pé de guerra deste o fim das eleições de 2012.

Bom, Hélio que imaginava gozar de um longo mandato acabou ficando apenas alguns dias sentado na cadeira de prefeito. Daniel reverteu o processo do seu afastamento, reassumiu a prefeitura, e imediatamente tratou de derrubar a ponte que o pobre do vice-prefeito recém acabara de construir. “Não é necessário ponte alguma. A prefeitura fica aqui ao lado, e só eles atravessarem a rua”, disse Cândido em entrevista a uma emissora de rádio local. Só faltou mandar o vice-prefeito plantar mandioca.

A chapa ficou quente e partiu. Hélio se sentiu diminuído e menosprezado e acabou se afastando da atual gestão. O PMBD que colocara Daniel no cargo, agora estava dividido, alguns com Peixer, outros não. Depois disso, o atual prefeito conseguiu se indispor até mesmo com o homem cuja foto é a que aparecia na urna eletrônica, e que indiretamente lhe deu os votos nescessários para a vitória em 2012 – Laudir Kamer, o Alemão. Estaria Daniel cuspindo no prato que comeu? Queria Daniel exterminar o partido que lhe garantiu a vitória para se livrar das cobranças e do domínio da cacicagem Emedebista?

O certo disso tudo até agora é que o Prefeito pessedista fez uma verdadeira faxina no PMDB. Cândido articulou as eleições para a escolha da nova executiva da sigla aliada, botou para correr a velha guarda e reestruturou o ex-partido de Nonga, colocando ali pessoas de sua confiança e de seu domínio.

ponte-quebradaMas o tempo passa e na política muitas vezes uma verdade ou mágoa não dura mais do que uma conveniência. Sim, as eleições estão chegando novamente, e Daniel, talvez instruído por seus lobos ou lobistas, esta tentando reconstruir a ponte. Não aquela de Hélio que ligaria a Câmara de vereadores á prefeitura, mas sim, a ponte que poderá levar o atual prefeito da terra do calçado a uma reaproximação do agora ex-amigo Alemão, e consequentemente á sua reeleição em outubro deste ano.

Daniel talvez tenha percebido que a velha guarda emedebista pode estar meio embolorada mas não esta morta.  Hélio Peixer e demais dinossauros do `15´ ainda tem muitos votos, e é nestes votos que Cândido esta de olho.

A ponte esta sendo reconstruída.  Se Daniel e Hélio vão atravessa-la de mãos dadas só o tempo dirá. De qualquer forma, Hélio Peixer deve estar pensando – Daniel já destruio esta passagem uma vez e pode voltar a aprontar, e se for para novamente me derrubar, que pelo menos ele caia junto agora.

 

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist