Das salas de aula, das muitas iniciativas que possibilitaram uma mudança radical na Creche Alice, e um entusiasmo contagiante pelas pessoas, Rúbia Tamanini (PSD) chegou ao segundo posto mais importante da estrutura institucional de São João Batista. É a nova presidente da Câmara de Vereadores e traça mudança do perfil do Legislativo até aqui.
Rúbia não é política, daquela velha política que só vê um amontoado de siglas. É do contato pessoal, o que deve facilitar o andamento dos trabalhos e trazer um novo clima, principalmente nas reuniões. E ela tem um desafio nas mãos: recuperar a credibilidade do Poder Legislativo, que se perdeu em anos de disputas pessoais e discursos violentos, de cunho pessoal.
Mais do que ser a única mulher ocupando o cargo na Câmara, Tamanini é hábil em promover novas estratégias. Foi assim em sua campanha. Assim também em seus 21 anos de trabalho na educação. E se andorinha sozinha não faz verão, Rúbia tende a conciliar e buscar que todos se juntem em trazer o sol para perto.
É aquela mesma Rúbia que entrava nas fábricas e comércios, não importando a sigla partidária, para pedir uma doação para o bazar da creche. “Querido” deve ser uma palavra que vamos ouvir muito. E não é pejorativo. É a forma carinhosa com que Tamanini se refere às pessoas. Vigorando o que fez até aqui, o Poder Legislativo terá um novo caminho, e mais positivo, daqui pra frente. Ao que depender de Rúbia.
Reforma do Legislativo em sua essência é uma questão prioritária. Da casa das chacotas e apelidos, é necessário a formalidade e a discussão de temas que são caros para sociedade. Não deve ser um poder figurativo que se atém ao ranger de dentes. Deve ser fiscalizador e apontar soluções. Ir nas causas, ouvir pessoas, afinal, esse é o papel. O poder de Rúbia vem dai. Do povo que soube ouvir e responder.
Há um novo capítulo na história de São João Batista sendo escrito. Com uma professora, mulher, mãe e apaixonada pela cidade no comando de um poder importante. Com o prefeito Daniel Cândido (PSD) pregando paz na política, e Rúbia Tamanini (PSD) sendo aquela mulher forte, inventiva e conciliadora, é bem possível que teremos novos tempos pela frente. E que apareçam mais “Rúbias”. O poder precisa de mulheres. De muitas “Rúbias”.