SJB é ‘B+’ em Saúde e ‘C’ em Planejamento, diz TCE

585
SHARES
3.2k
VIEWS

Efetividade e adequação dos serviços públicos no Vale do Rio Tijucas deixam a desejar. Isso é o que aponta estudo divulgado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). O estudo coloca Nova Trento entre os sete municípios de Santa Catarina com mais baixo nível de adequação em Saúde, ao lado de Coronel Martins, Lebon Régis, Galvão, Ermo, Laguna e São Joaquim (todos com nota C). No quesito planejamento, quem marcou baixa pontuação foi São João Batista. A média geral dos cinco municípios também é baixa e está avaliada como C (baixo nível de adequação) e C+ (em fase de adequação). São João Batista, Nova Trento, Major Gercino e Tijucas atingiram C+, já Canelinha tem baixo nível de adequação na média geral.

De acordo com a metodologia aplicada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) — Anuário IEGM/TCESC – 2017, as notas finais variam de A (altamente efetiva), passando por B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) até C (baixo nível de adequação). Também há uma nota geral, com a consolidação de todas as áreas. O IEGM é um indicador que mensura a qualidade das políticas e atividades dos municípios brasileiros, nas dimensões educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. Ele apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão.

Os dados são referentes a 2016 e a análise mostra que as turbulências enfrentadas pela Capital Catarinense do Calçado naquele ano foram determinantes para os índices. Houve piora, por exemplo, no índice relativo à educação que saiu de B para C+ e o Cidade de C+ para C. Foi um ano complicado para São João Batista com mudança de governo no final de agosto, após a cassação do mandato de Daniel Cândido e também a disputa eleitoral. Nova Trento, no entanto, apresenta índices negativos em Saúde, Planejamento, mas se destaca no Fiscal e Cidade. Canelinha ficou com baixo nível de adequação em Saúde, Educação e Planejamento. Major Gercino se destaca em Saúde como muito efetiva (B), em Educação e Fiscal.

Próxima Notícia

RECOMENDADOS

OUTRAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist