O projeto Voleibol Nova Trento teve uma representante na Seleção Brasileira sub-18 que conquistou o terceiro lugar do Campeonato Mundial da categoria, encerrado no último final de semana no Egito. Trata-se da levantadora Istefani Cosme. Natural do Espírito Santo, a atleta atua pela equipe Nova Trento/Tim desde 2017.
Após se destacar em diversas competições, Istefani foi selecionada, no ano passado, para participar de um laboratório de talentos na Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em seguida, surgiram as primeiras oportunidades na Seleção Brasileira e, em agosto, veio a convocação para o Mundial Sub-18.
Na primeira fase da competição, a equipe venceu Porto Rico, Camarões e Egito, perdendo apenas para a China. Já nas oitavas, o Brasil bateu o Canadá e, nas quartas, a Rússia. Após ser derrotada pelos Estados Unidos nas semifinais, a Seleção conquistou o Bronze contra a China, em uma revanche da primeira fase.
Com apenas 16 anos, Istefani celebra a conquista e agradece o suporte oferecido pela equipe neotrentina, que conta com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes. Ela enaltece tanto o trabalho da coordenadora Vandeca Tomasoni, que a convidou para integrar o projeto há dois anos, como do treinador Marcelo Garim.
“Nossa preparação é diária e trabalha aspectos técnicos, psicológicos e enquanto ser humano. Meu objetivo é continuar evoluindo para que eu possa, em um futuro próximo, estar disputando uma Superliga em alto nível. E, ainda, continuar defendendo meu País sempre que for solicitada”, comenta Istefani.