Neste final de semana, dias 5 e 6 de março (sábado e domingo), os pneus vão “ferver” em Balneário Camboriu. É a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada, que acontece no Speedway Music Park. Na pista, os melhores pilotos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 21 categorias e 250 inscritos. O campeonato é supervisionado pela Federação de Automobilismo de Santa Catarina e Confederação Brasileira de Automobilismo e acontece em cinco etapas, até outubro.
Na competição, os carros “testam” a potência. São 201 metros de aceleração e 240 metros de frenagem, onde é possível atingir velocidades cima de 220 km/h. Ganha aquele que fizer o percurso em menor tempo.
Pilotos contam expectativa para 2016
Campeão catarinense em 2011, 2012 e 2015, na Categoria Dianteira Turbo C, o piloto blumenauense Helcio Jamir dos Santos, 38 anos, refez seu Gol CL 1993 para o Campeonato Catarinense de Arrancada 2016, que começa este final de semana em Balneário Camboriu. Segundo Helcio, as mudanças no carro são para levar o troféu para Blumenau este ano. “Com a liberação da injeção na categoria DTC, esperamos um ano com grid cheio e competitivo”, fala ele. O piloto conta que iniciou 2016 com o pé direito, vencendo o Festival Speedway de Arrancada em janeiro, quando bateu o recorde nacional da categoria com 7,112 – recorde não homologado, mas que mostrou uma evolução do conjunto. Ele também conquistou o segundo lugar na primeira etapa Força Livre em Curitiba, fevereiro. O novo carro foi projetado por Telminho Rusinski, da ProTurbo, com a parte mecânica executada pela Oficina MultiTec. “Alteramos desde suspensão, cabeçote, comando, e relação de cambio. Temos conquistado ótimos resultados”, indica Hélcio.
De Itapema, o piloto Jorge Pacheco, 35 anos, também deve entrar na briga por recordes e títulos. Pacheco corre desde 2006 e foi recordista no Festival Brasileiro de Arrancada 2011 na categoria Turbo Traseira com um Opala e tempo de 9,327 nos 402 metros. Para este ano, fez uma preparação “especial” em seu Opala TO – que é seu carro de passeio e ao mesmo tempo tem capacidade para estar entre os melhores na pista.
Bruno Damasio, 30 anos, de Florianópolis, vem para o campeonato com um carro em nova configuração e em nova categoria. “Este ano apareceu a categoria TT-B que se enquadrou perfeitamente no meu carro, então é tudo novo para mim.”, fala. Ele vai correr com um Chevy 500 ano 1993 (Chevrolet).
Ele conta que foi recordista em 2013 e 2014, na categoria Super Hot, com 6,940 segundos. Porém foi superado por Ricardo Marques, que marcou 6,939. Este ano o objetivo é bater esta marca e entrar na casa dos cinco segundos.
MULHER NO VOLANTE
Quem acha que arrancada é coisa para homem está muito enganado. Um exemplo é a piloto Sabrina Lorene Finco, 27 anos, de Paiçandu (PR) que compete há dois anos na equipe Teruo Motors Sport. Na primeira etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada, ela vem com o seu gol 1997, com 850 cavalos, para concorrer na categoria DT-B. Ano passado, ela conquistou o primeiro lugar em uma etapa do paranaense e segundo no campeonato em geral, além de ganhar o título de revelação na categoria piloto máster em Curitiba. No catarinense de 2015, Sabrina entrou na casa dos seis segundos, marcando 6,958 – seu melhor tempo, na quarta etapa.
SERVIÇO:
O quê? 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Arrancada 2016
Quando? Dias 5 e 6 (sábado e domingo) de março, a partir das 9 horas
Onde? BC Speedway Dragster Park – Rua José Francisco Correa, nº900, Bairro Nova Esperança, Balneário Camboriú (próximo ao Túnel do Morro do Boi, às margens da BR 101)
Quanto? R$ 20,00 masculino e feminino R$ 10,00 para os dois dias
Com informações assessoria comunicação | Foto: Divulgação