Com um novo olhar para a agricultura do município, a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Comércio, Indústria e Turismo, realizou no sábado, 18, a Festa do Colono. Paralelo, também ocorreu o VII Encontro Regional de Apicultores dos Municípios da Grande Florianópolis, Encosta da Serra e Vale do Rio Tijucas, realizado pela Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina -, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e a Faasc – Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina – no Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz.
Diversas palestras técnicas foram apresentadas para os 280 participantes. Na ocasião, o prefeito em exercício, Edson Orsi, participou da abertura do encontro, ressaltando que há muitos anos Canelinha não recebia e não realizava eventos que valorizassem o produtor. O prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Edésio Justen, criador de abelha, participou do encontro e elogiou a organização da festa.
De acordo com o secretário de agricultura, Thiago Vinícius Leal, aproximadamente 700 pessoas passaram pela festa, confirmando o sucesso do evento. “A Festa do Colono foi mais uma das ações planejadas pela administração para incentivar a classe, tão importante no desenvolvimento do município”, ressalta.
As diversas exposições presentes na Festa do Colono – amostra e vendas de orquídeas e plantas ornamentais, plantas medicinais, produtos coloniais, artesanato, abelhas sem ferrão, produtos agrícolas, máquinas e implementos – concentradas no Centro Recreativo e Esportivo Galeão, movimentaram a economia local, sendo sucesso total de vendas para os expositores.
O Torneio de Dominó, organizado em parceria com a Comissão Municipal de Esportes de Canelinha, divertiu o público que estava presente. Os vencedores do torneio foram as duplas Moraci Pereira e Daniel Francisco, em 1º lugar, e Adilson João Cardoso e Jardel Nunes, em 2º lugar, que receberam troféu e medalhas de participação.
Para fechar o evento com chave de ouro, a apresentação dos Violeiros Batistenses, grupo composto por 25 violeiros da cidade vizinha, São João Batista, emocionou o público com clássicas modas de viola.