Após um longo período inativo, o Grupo Escoteiro Lobos da Montanha de Nova Trento, reiniciou as atividades na tarde de sábado, 02, na Praça Getúlio Vargas, no Centro. O Lobos da Montanha conta com o Grupo de Escoteiros de São João Batista, que apoia o processo de reativação da entidade em Nova Trento, e que marcou presença na tarde de atividades.
Mais de cem pessoas de seis anos e meio até 21 anos, somente de Nova Trento, estiveram presentes no evento. Eles conheceram mais sobre o movimento escoteiro, que inclui lições voltadas a preservação do meio ambiente, respeito entre as pessoas e cidadania, por exemplo.
A presidente do grupo neotrentino, a policial militar Tânia Regina André Remour, está satisfeita coma presença de tantas pessoas. “Estou muito feliz mesmo. Reativamos o grupo e pedimos para que as pessoas participem dos escoteiros de nossa cidade”, disse. Segundo ela, o Grupo Escoteiro Lobos da Montanha vai utilizar de um local próximo a sede da Polícia Militar para realizarem as atividades, nas tardes de sábado. Inclusive, o próximo encontro será no dia 16 de setembro.
Jardel Corrêa é presidente do Grupo de Escoteiros de São João Batista, além de ocupar um cargo estadual, no que se refere a difusão dos escoteiros no Vale do Rio Tijucas. Ele parabenizou a volta do Grupo Escoteiro Lobos da Montanha em Nova Trento, e espera que Tijucas, Canelinha e Major Gercino também possam realizar trabalhos voltados ao escotismo. “Esse é nosso objetivo, de que cada município tenha o seu grupo”, destacou.
Sobre o Escotismo
O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela UEB.
O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.
Ouça a Reportagem