Uma pesquisa realizada por uma empresa estadunidense aponta um mapeamento de uso das redes sociais com base na escolha musical dos ouvintes. Os dados foram extraídos apenas de ouvintes de rádios, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
No que diz respeito às redes sociais, concluiu-se que os amantes do hard rock e heavy metal costumam usar mais o Facebook e o Linkedin. O Instagram, por sua vez, é a rede que mais abriga os ouvintes de hip hop/rap e rock alternativo. Aqueles que curtem programação esportiva, no entanto, preferem o Twitter.
Contudo, vale ressaltar que o Facebook é ainda a mídia usada com maior frequência para a maioria dos entrevistados – o que engloba todos os formatos.
Descobrindo músicas
De acordo com a pesquisa, o rádio AM/FM aparece entre os três principais meios de descoberta de novas canções, independentemente do gênero musical.
O formato escolhido
O levantamento também traz dados pertinentes aos fones de ouvido e caixas de som com inteligência artificial – a exemplo disso, a “Alexa”, da Amazon.
Vale ressaltar que pelo menos 58% dos entrevistados têm pelo menos um aparelho de rádio em casa. Dessa forma, fica evidente a necessidade das emissoras em estimular o ouvinte a acompanhar as estações via streaming de áudio – como o Spotify e a Deezer, por exemplo, o que perfila o futuro (quase presente) da tecnologia: as caixas de som com inteligência artificial.
Além disso, dispositivos como esse são a preferência dos ouvintes de esporte. Aqueles que preferem notícias, no entanto, não se encaixam muito nesse perfil.
Para finalizar, a pesquisa aponta que ao menos 75% dos entrevistados ouviram algum “áudio online na última semana”.