Os produtos do Laboratório de Varejo Havan, no bloco C do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) foram analisados por acadêmicos dos cursos de Processos Gerenciais e de Gestão Comercial. A atividade foi desenvolvida com as 4. ª fases e visou analisar segmentos e nichos de mercado. Para a definição de públicos-alvo, as turmas utilizaram ferramentas de inteligência artificial, que gerou sugestões personalizadas para cada item selecionado.
Para o professor Marcos Aurélio Gonçalves, que acompanhou o desenvolvimento da atividade, as práticas são uma forma importante de aproximar os estudantes de práticas atualizadas do mercado de atuação. Ele ressalta o papel das novas ferramentas, porém reforça a necessidade de um preparo especializado dos profissionais para o melhor aproveitamento do potencial de cada tecnologia.
“Esta atividade prática visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades analíticas e tecnológicas essenciais para a gestão comercial moderna. Além disso, os alunos puderam explorar novas ferramentas digitais que estão revolucionando o setor varejista, ampliando suas perspectivas e conhecimento sobre as tendências atuais de mercado”, descreve o professor.
Na avaliação da acadêmica de Processos Gerenciais, Priscila Barbieri, as práticas no laboratório foram uma experiência positiva. Atuante no setor comercial, ela acredita que, exercícios, como o proposto para as turmas colaboram no desenvolvimento de uma noção sobre divulgação, organização da loja, além da venda dos produtos.
“Achei bem interessante e dá para fazer bom proveito do laboratório para as aulas. Utilizar ele como um exemplo foi uma ótima ideia e traz ótimos resultados”, indica “As ferramentas auxiliam na precificação e conhecimento de possíveis problemas de organização e valores”.
Relação crucial
Para o coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy, a aplicação das diferentes ferramentas tecnológicas tem um papel essencial para empresas que buscam manter relevância, competitividade e eficiência. Segundo ele, as tecnologias não só apoiam, mas têm o papel de impulsionar a área comercial, em um ambiente de negócios mais digital e dinâmico.
“A relação entre tecnologia e a área comercial é cada vez mais intrínseca e crucial para o sucesso das organizações. Cada vez mais, a tecnologia vem transformando como as empresas operam, permitindo maior eficiência, personalização e alcance nas atividades comerciais”, descreve.