Com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre, os aeroportos catarinenses se tornaram uma rota alternativa para aqueles que necessitam chegar à capital gaúcha. O Aeroporto Internacional Salgado Filho permanecerá fechado até pelo menos 30 de maio, levando as companhias aéreas a oferecer voos extras e até mesmo transporte terrestre para seus passageiros. Na noite de terça-feira (7), o fluxo de passageiros aumentou consideravelmente no Floripa Airport, com filas formadas por aqueles que aguardavam embarque.
A incerteza e a angústia são palpáveis entre os passageiros, muitos dos quais estão longe de casa há dias.
As companhias aéreas têm oferecido soluções, como transporte terrestre para Porto Alegre, para os passageiros afetados. A Latam disponibilizou 700 assentos em ônibus, enquanto a Gol organizou três viagens desde domingo (5). A Azul Linhas Aéreas anunciou um aumento nas operações para os aeroportos catarinenses, incluindo Navegantes. Entretanto, as empresas recomendam que apenas residentes do Rio Grande do Sul e familiares próximos viajem para a região, oferecendo opções de remarcação ou reembolso para aqueles que precisam ajustar seus planos de viagem.
Além das opções aéreas, os serviços de ônibus também foram afetados, com cancelamentos de viagens para o Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, devido às condições das estradas. As empresas de ônibus continuam monitorando a situação, sem previsão de retomada das linhas afetadas.