Nesta semana, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre o uso do MED por criminosos para aplicar o golpe do “PIX errado” (entenda o golpe mais abaixo).
Ativo desde 2021, o MED foi criado para facilitar a devolução de valores em casos de fraude, bloqueando os recursos na conta recebedora após uma denúncia, permitindo ao banco investigar e, se necessário, reembolsar o valor.
Segundo o Banco Central, até julho de 2024, foram feitos mais de 2,5 milhões de pedidos de devolução por fraude via MED.
Como o golpe do ‘PIX errado’ funciona?
O golpista obtém o número de celular da vítima, frequentemente registrado como chave PIX, por meio de dados obtidos em cadastros na internet ou redes sociais.
Com o número em mãos, o criminoso faz uma transferência para a conta da vítima e, em seguida, entra em contato, alegando ter feito um PIX por engano e pedindo o reembolso. Para convencer a vítima, o fraudador usa técnicas de persuasão.
A vítima, agindo de boa-fé, devolve o dinheiro, mas o golpista fornece a chave PIX de uma terceira conta, diferente da conta original de onde partiu a transferência.
Nesse momento, o criminoso aciona o MED do Banco Central. “Como o valor devolvido foi enviado para uma terceira conta, as instituições consideram essa ação típica de golpe e podem retirar o valor do saldo da conta da vítima enganada”, alerta a Febraban.
Se o golpe for bem-sucedido, o fraudador recebe tanto o dinheiro devolvido pela vítima quanto o valor adicional por meio do MED, deixando a vítima em prejuízo duplo.
Como se proteger?
Caso receba um pedido de estorno por um PIX supostamente enviado por engano, use a funcionalidade própria do PIX para fazer a devolução.
“Jamais faça o reembolso para uma terceira conta. Se tiver dúvidas, entre em contato com seu banco”, recomenda José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
A Febraban orienta que o cliente acesse o aplicativo do banco e localize a opção de devolução, que automaticamente direciona o valor para a conta de origem.
Passo a passo:
- Acesse a área PIX do aplicativo do banco;
- Selecione “Extratos”;
- Clique em “Devolver”.
A Febraban também recomenda cautela ao expor dados pessoais nas redes sociais, em cadastros de promoções suspeitas e em mensagens recebidas por aplicativos.