Programação gratuita passará por Alfredo Wagner, Canelinha, Apiúna, Bal. Barra do Sul, Pescaria Brava, Nova Veneza e Jacinto Machado
A Cia Mútua, companhia teatral itajaiense, coloca o pé na estrada em setembro para levar a arte do teatro ao interior de Santa Catarina. “Circulação de Repertório: O Teatro vai ao Público” é o nome do projeto que ao todo conta com 12 apresentações e duas oficinas sobre formas animadas. A programação é gratuita e circulará por sete municípios com menos de 15 mil habitantes.
O objetivo é facilitar o acesso ao teatro de pessoas que, por fatores econômicos e geográficos, ficam às margens do circuito cultural. Entre 08 e 30 de setembro, moradores dos municípios selecionados terão a chance de assistir a espetáculos premiados no Brasil e no exterior, como “A Caixa” e “Um Príncipe Chamado Exupéry”. A expectativa do projeto é alcançar um público de 2 mil pessoas de todas as idades e classes sociais.
Ao descentralizar bens culturais, a Cia Mútua se aproxima do público, exibindo os espetáculos em espaços alternativos, e ainda promove a formação de plateias. “O roteiro foi organizado para além de atender cidades pequenas, fomentar o teatro e sensibilizar as pessoas por meio de apresentações e oficinas”, acrescenta a atriz Mônica Longo.
O projeto é realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014.
Programação Completa:
Alfredo Wagner
>> Espetáculo: El Gran Circo
Data: 08/09 (Quinta-feira)
Hora: 9h30 / 13h30h
Local: Escola EB Silvia Jardim
Canelinha
>> Oficina de Formas Animadas
Data: 14/09 (Quarta-feira)
Hora: 13h às 19h
Local: Centro Municipal de Arte e Educação
>> Espetáculo: Um Príncipe Chamado Exupéry
Data: 16/09 (Sexta-feira)
Hora: 18h / 20h
Local: Centro Cultural Social e Recreativo Arhur Adolfo Jachowicz
Apiúna
>> Espetáculo: A Caixa
Data: 20/09 (Terça-feira)
Hora: 9h30 / 14h
Local: Centro Municipal de Eventos
Balneário Barra do Sul
>> Espetáculo Teatro lambe-lambe
Data: 24/09 (Sábado)
Hora: 10h30 / 13h30
Local: Praça Manoel Ferreira (anexo Sec. Educ.)
>> Oficina de Formas Animadas
Data: 26/09 (Segunda-feira)
Hora: 9h às 12h / 13h30 às 16h30
Local: Escola Municipal Manoel Henrique Borges
Pescaria Brava
>> Espetáculo Exílios
Data: 28/09 (Quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Salão Paroquial de Pescaria Brava
Nova Veneza
>> Espetáculo Flashes da Vida
Data: 29/09 (Quinta-feira)
Hora: 19h30
Local: Teatro Municipal
Jacinto Machado
>> Espetáculo Felizes para Sempre
Data: 30/09 (Sexta-feira)
Hora: 9h / 14h
Local: Centro de Convivência da Terceira Idade
Conheça os espetáculos da circulação
1) El Gran Circo-Teatro de Luvas – Concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla. Utiliza a linguagem do boneco de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Laura Correa e Telja Rebelatto. Público: Livre. Duração: 45 minutos. Estreia: 2015.
2) Exílio(s) – Espetáculo bilíngüe, falado em espanhol e português, que conta a história de Cecília, redesenhando o conceito de exílio, que não é apenas geográfico, mas também emocional. Direção: Sandra Knoll. Atuação: Laura Correa e Mônica Longo. Público: Adulto. Duração: 40 minutos. Estreia: 2013.
3) Um Príncipe Chamado Exupéry – Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, antes de ter se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”. Direção: Willian Sieverdt. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2010.
4) Teatro Lambe-lambe (Missiva, Miragem e El Viaje) – Três espetáculos de teatro de bonecos em miniatura, de curta duração, encenados dentro de caixas cênicas, assistidos por uma pessoa por vez. Atuação: Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Laura Correa. Público: Livre. Duração: 1h30. Estreia: 2009.
5) Flashes da Vida – Espetáculo solo e sem texto que usa mímica, alguns adereços, onomatopéias e exíguo cenário para retratar situações cotidianas. Direção e atuação: Guilherme Peixoto. Público: Adulto. Duração: 50 minutos. Estreia: 2007.
6) Felizes para Sempre – Inspirado no conto homônimo de Eugenia Flavian e Gretel Eres Fernández, é uma visão contemporânea dos contos clássicos infantis, contada e cantada por menestréis por meio de objetos retirados de suas malas. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: infantil. Duração: 50 minutos. Estreia: 2005.
7) A Caixa – Espetáculo de teatro de animação livremente inspirado no livro “Clown”, de Quentin Blake. Sem texto falado, recria a linguagem visual utilizada nos desenhos animados, sensibilizando o público infantil e adulto. Direção: Guilherme Peixoto. Atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto. Público: livre. Duração: 40 minutos. Estreia: 2004.
8) Oficina de Sensibilização para as Formas Animadas – Busca sensibilizar os participantes para a animação de objetos. Direcionada a arte-educadores ou interessados. Ministrante: Guilherme Peixoto. Público: adulto. Lotação: 20 pessoas. Duração: 3 horas. Estreia: 2007.
CIA MÚTUA
Com 23 anos de história, a Cia Mútua dedica-se à pesquisa teatral, produzindo e apresentando espetáculos; e promovendo oficinas e projetos de formação na área. A Companhia já recebeu 12 prêmios nacionais e internacionais. Participou de diversos festivais, apresentando-se na França, Espanha, Chile, Argentina e em 18 estados brasileiros. Possui em seu repertório os espetáculos El Gran Circo-Teatro de Luvas (2015), Exílios (2013), Um Príncipe Chamado Exupéry (2010), Flashes da Vida (2007), Felizes para Sempre (2005), Teatro Lambe-lambe (2009) e A Caixa (2004). A Cia Mútua está situada em Itajaí (SC) – Rua Pedro Antonio Fayal 392 – Bairro São João.
Mais informações no site: http://www.ciamutua.com.br/home/
Acesse a Fanpage: www.facebook.com/ciamutua/