Mais de 40% dos pacientes de São João Batista que esperam por consultas e exames médicos da rede pública não comparecem aos atendimentos marcados, de acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. O secretário Antônio da Silva, o Tonho, afirma que além do prejuízo financeiro, outras pessoas não são atendidas e a vaga é desperdiçada. O secretário explica que muitas pessoas mudam endereço ou telefone e não avisa. “Para minimizar o problema, nossa tentativa está sendo a mudança de horário de uma funcionária. Ela sai mais cedo para almoçar e retorna ao meio dia para fazer as ligações, para conseguir confirmar ou não as consultas e exames”.
Tonho planeja ainda fazer o uso WhatsApp para conseguir se comunicar com os pacientes, contudo frisa que as pessoas precisam ser mais responsáveis.
O secretário argumenta que, por exemplo, no caso de uma ressonância, há pessoas na fila de espera e o governo oferece 4 por mês para o Município. “Quando uma pessoa marca e deixa de ir no dia, não conseguimos encaixar outra, acabamos perdendo”.
Tonho, que já foi prefeito, lembra que sabe que a média e alta complexidade, ou seja, as consultas e exames especializados, ainda são um gargalo no Sistema Único de Saúde. “Estamos aqui juntamente com toda equipe da administração lutando para fazer o melhor, mas precisamos que a população faça sua parte”, finalizou.
Informações da Assessoria de Imprensa