A bióloga Joana Zunino postou um apelo nesta sexta-feira (09), chamando atenção para situação de animais na aldeia indígena Tekoa Vy’a, que fica no município de Major Gercino. A aldeia fica na Estrada Geral Negra Chica, e vem servido como local para abandono e despejo de animais, principalmente cães.
Denúncias já foram feitas ao Ministério Público, e reunião com moradores, autoridades e voluntários foi realizada na comunidade. “Os indígenas amam os animais incondicionalmente como nós. Já fui várias vezes a aldeias indígenas. Eu nunca vi, nem ouvi relatos de que eles batem, expulsam, abandonam, deixam preso, pelo contrário, eles acolhem todos que aparecem. Nem as galinhas ficam em cárcere. O problema é que eles não têm condições financeiras e os mesmos hábitos de cuidados como nós. Isso é da cultura deles”, relata a bióloga.
De acordo com Joana, é possível ajudar diminuindo a população e a longo prazo com educação ambiental. Muitas pessoas criticam o modo de viver dos indígenas e acreditam que eles são os autores dos maus-tratos. Na verdade, eles também são vítimas visto que recebem animais abandonados do município e região ficando sobrecarregados. Os recursos que recebem para sobreviver são limitados e o pouco que eles possuem está sendo dividido com os animais”, afirma Zunino.
No relato a bióloga solicita doação de ração diretamente no brechó da ABPA, um pix para a Associação; roupas e calçados para as crianças indígenas e cobertores.
LEIA O RELATO: