O Santuário Santa Paulina está em festa! No próximo domingo, dia 19 de janeiro, será celebrado o 14° aniversário de dedicação do Templo, com uma missa especial, pela TV Aparecida, às 6h da manhã, bem como todas as celebrações das 8h, 10h, 14h e 16h.
A construção do Santuário durou 924 dias, e a dedicação aconteceu no dia 22 de janeiro de 2006. A celebração contou com milhares de devotos, centenas de Padres, Diáconos e aproximadamente 300 Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Santa Paulina.
Neste ano, a celebração do aniversário será no dia 19 de janeiro, para proporcionar aos devotos e peregrinos um dia especial. “Será um dia de muita gratidão a Deus pela vida e testemunho missionário de Santa Paulina. Gratidão a Deus pelos milhares de peregrinos, visitantes que se destinam a este lugar sagrado, onde nossa Santa, viveu, trabalhou, sempre fazendo o bem às pessoas de sua época. O Santuário, espaço de paz, harmonia e silêncio, acolhe a todas as pessoas, procedentes de muitos recantos brasileiros e de diferentes países, para pedir a intercessão de Santa Paulina, agradecer os benefícios recebidos ou para conhecer este santuário ecológico”, destaca a Irmã Anna Tomelin, diretora do Santuário.
Durante a obra foi muito importante a doação e contribuição dos fiéis para a conclusão dos serviços. Na época, as Irmãs que trabalhavam no Santuário pediam a contribuição espontânea para construção. “Eu sempre dizia, dá um “tijolinho”, tinha gente que dava cinco reais, dois reais. Aconteceu um fato inédito: quando iniciamos a campanha do “tijolinho” chegou um senhor muito pobre e me disse: ‘Irmã, graças a Deus consegui trazer dois tijolos ao invés de um’. Naquele momento me emocionei junto e fizemos uma oração”, afirma Irmã Gertrudes Cadorin, sobre uma das doações que lhe chamou atenção.
Após 14 anos de inauguração, o Santuário continua impressionando os mais de 70 mil fiéis e peregrinos que passam na terra de Santa Paulina, por mês. O que mais chama atenção é a beleza da Igreja e sua impressionante construção, que lembra mãos voltadas para o céu, em oração e remete o formato de uma tenda, de acolhimento aos devotos. “Quando venho a Santa Catarina, sempre visito o Santuário! É um lugar lindo e abençoado.”, destaca Alfredo Parno.