Na quarta-feira, 20, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, representando o governador Raimundo Colombo, assinou contratos e ordens de serviço para construção de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) e a Unidade Pública de Acolhimento Institucional em 43 municípios catarinenses. Para construção das unidades o Governo do Estado investiu R$ 15 milhões.
Ao todo serão 30 Cras instalados. Na área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque será construída uma unidade no município de Nova Trento. “A importância que faz um equipamento desse alicerçado sobre a essência técnica de profissionais da área da Assistência Social, faz e muito a diferença na vida dessas pessoas que geralmente estão em grau de vulnerabilidade extrema. Temos que partir para o enfrentamento, porque um jovem ou adolescente que é feita a abordagem correta, desvia totalmente do raio da criminalidade, das drogas e passa a encaminhá-lo para o bem. Por isso, é de um valor imensurável e sem precedentes”, destacou o secretário Comin.
O Cras é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. “É preciso cada vez mais criar políticas voltadas a área social. Com este intuito, o governo do estado não tem medido esforços em desenvolver ações que possibilitem melhorar a qualidade de vida da população. O Cras é uma ferramenta importante neste processo”, ressaltou o secretário executivo da ADR Brusque em exercício, Edemir Aguiar, que esteve no ato de assinatura acompanhado do prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini.
O prédio é construído no padrão de 171 metros quadrados e contempla toda a mobília. Todos os equipamentos são construídos dentro dos padrões exigidos de acessibilidade e espaço físico compatível com o trabalho social que é realizado.