O roteiro turístico intitulado Caminho de Santa Paulina que inclui um percurso de 60 quilômetros entre os municípios de Camboriú a Nova Trento completou neste fim de semana um ano. Para marcar o momento, um grupo de amigos da região de Curitiba, no Paraná, percorreu o trajeto que com saída de Camboriú e passagens pelas estradas dos bairros Campo Novo e Oliveira, em Tijucas, Moura, em Canelinha, e Nova Trento, pelos bairros Espraiado II, Claraíba, Tirol e Vígolo.
A caminhada teve início no bairro Macacos, em Camboriú na manhã de sábado, 05 de maio, e incluiu passagens em meio à mata e também parada em pontos de apoio, onde as famílias abrem suas propriedades para oferecer aos caminhantes, espaço para descanso, alimentação, e também a comercialização de produtos locais. Já no período da noite, o grupo se hospedou em uma pousada no bairro Oliveira, em Tijucas, onde o prefeito Gian Francesco Voltolini e o secretário municipal de Cultura e Turismo estiveram e jantaram com o grupo.
De acordo com o secretário, o encontro foi importante para obter informações sobre a avaliação do roteiro, da sinalização e das impressões dos caminhantes sobre o projeto. Entre os participantes do grupo deste fim de semana, estava João Batista Campos, morador de Curitiba, peregrino que já realizou diversos roteiros como este, inclusive, com experiências no conhecido internacionalmente Caminho de Santiago de Compostela. “Este caminho de Santa Paulina não deixa nada a desejar em relação ao de Compostela porque une o aspecto cultural, o aspecto religioso e muito importante o aspecto ambiental”, explica Campos.
Os peregrinos chegaram ao Santuário Santa Paulina, na tarde de domingo, 06 de maio, onde recebem um certificado de participação, emitido pela Secretaria Municipal Cultura e Turismo em parceria com o Santuário Santa Paulina. Integraram o grupo desta caminhada: João Batista Campos, Jussara Del Fabro, Valdir Domingos Del fabro, Dagoberto Winkert, Terezinha Winkert Vaneo Mendes, Maria Rosangela Machado dos Santos Mendes, Gilmara da Costa, Ivaine Giliolli, Maria Helena M. De Luca, Beto Gomes, Ormando Demarchi, Osmira Tourelle, Roseli Azanha, Thyna Casagrande, Maria Helena Gonçalves, Tânia Mendes, Nia Bressanelli, Madelena Cheida Curadi, Paulo Duarte Baptista e Maria Tereza Penha Bauer.
Sobre o Caminho
O Caminho de Santa Paulina é resultado de um projeto idealizado pelo historiador Isaque de Borba Correa, o agente de turismo Marco Vilarinho (Badeco) e o consultor turístico Marcos Vinicios Pagelkopf. O lançamento oficial do percurso ocorreu oficialmente em 2017 e contou com uma cerimônia e o envio de um grupo de 12 pessoas que fizeram o trajeto no mês de maio.
O caminho reconstitui o trajeto realizado por Santa Paulina durante sua passagem por Camboriú em uma Festa do Divino no final do século 19 e contempla paisagens em meio à Mata Atlântica e o contato com a natureza. Para guiar os peregrinos, o caminho conta placas de sinalização instaladas e custeadas pela Prefeitura de Nova Trento que é parceira do projeto idealizado pela Associação Caminho de Santa Paulina, de Camboriú, que também conta com o apoio da Prefeitura de Camboriú.
De acordo o agente de turismo Marco Vilarinho, o Badeco, aproximadamente 100 pessoas já fizeram o Caminho de Santa Paulina, porém, nem todas efetivaram a inscrição e não receberam o diploma. Ele destaca que os idealizadores do projeto estão abertos à colaboração, novos apoios e patrocínio para o melhoramento do roteiro.
Os interessados em realizar o caminho, devem efetuar a inscrição através do site: www.madrepaulina.com, endereço criado pela Associação que mantém o projeto. No site estarão contidas informações que orientarão o peregrino sobre como proceder. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone: (47) 9 9286 4962.