Caminhões parados no acostamento das rodovias e nos pátios de postos de combustível. Essas cenas se multiplicam por Santa Catarina. No Norte de Santa Catarina que começaram os problemas de desabastecimento de combustível. A base de armazenamento e distribuição, em Guaramirim, está bloqueada desde a manhã desta quarta-feira (8).
De acordo com o Sindipetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina), alguns caminhões conseguiram entrar e abastecer, no entanto, foram impedidos de deixar a base para levar o combustível aos postos. A própria base confirmou que apenas 14 caminhões conseguiram abastecer e a média, de acordo com eles, é de 60 a 70 caminhões que carregam em volta de feriados.
Já postos de combustíveis com estoques de gasolina zerados em Joinville, Schroeder e Rio Negrinho. De acordo o Sindipetro, os postos podem sim registrar problema de abastecimento. O Setcesc (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC) afirma que está monitorando os pontos de bloqueio, mas que “é muito cedo para dizer qualquer coisa nesse sentido de problema de abastecimento”.
O gerente administrativo do sindicato afirma que trabalha com o cenário mais pessimista de liberação no fim de semana, mas que não acredita em problema de abastecimento no Estado. “Eu acho difícil que haja problema de abastecimento porque a pauta não é a penalização da população”, finaliza.