Segue até sexta-feira, 20 de maio, a Campanha de Vacinação contra a gripe. Em São João Batista, a secretária de saúde Janifer Otto informa que faltam 912 pessoas serem imunizadas. “Nossa meta era de 6382 pessoas, dessas 5470 receberam vacina”. Janifer destaca que para cumprir o objetivo a partir da próxima segunda-feira, 16, até quinta, 19, o horário de atendimento será estendido, o posto Central ficará aberto até às 19 horas. A secretária frisa que é importante lembrar que a cobertura vacinal para crianças de 2 anos a 4 anos 11 meses e 29 dias está abaixo do esperado para a (meta 1158) e até o momento foram vacinadas somente 693.
Receberão a vacina pessoas que fazem parte dos grupos “prioritários”, ou seja crianças menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos e mulheres até 45 dias após o parto. Devem se vacinar também, portadoras de doenças crônicas, entre elas: respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos tipo I e II, obesidade grau III, imunossupressão, além de transplantados e síndrome de Down. Para comprovar a existência de doenças é necessário apresentar prescrição médica e levar a carteira de vacinação e o cartão nacional do Sus.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu comunicado da Secretaria de Estado da Saúde informando que trabalhador de saúde que não for vacinado em seu local de trabalho (hospitais, unidades básicas de saúde, etc.) poderá procurar uma unidade de saúde com documento que comprove ser profissional de saúde (registro no respectivo conselho profissional e/ou crachá/documento da instituição de saúde em que trabalha).
Com informações da Assessoria de Imprensa