A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista reforça que as campanhas nacionais de multivacinação e contra a poliomielite encerram nesta sexta (13). Seguindo todos os protocolos para evitar contágios por Covid-19, as doses estão sendo disponibilizadas em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Uma delas é a UBS Centro (rua Gilson Geraldo Sartori, 411), com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 19h. E, a outra, é a do Jardim São Paulo (rua Tibúrcio Taurino Bozzano, s/nº), das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Para receber as vacinas, é necessário apresentar Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacinação. As doses são aplicadas de acordo com a situação vacinal de cada criança.
Como prevenção contra a Covid-19, é permitido apenas um acompanhante por criança e adolescente. O uso de máscara facial é obrigatório para maiores de dois anos, assim como higienização das mãos com álcool em gel 70% e manutenção de distanciamento pessoal mínimo de 1,5m.
No caso da campanha contra a poliomielite, o público-alvo são crianças com mais de um ano e menos de cinco anos. A dose (gotinha) é aplicada de forma indiscriminada. Ou seja, mesmo crianças com a carteirinha em dia devem receber uma dose extra. A iniciativa tem como objetivo manter a doença erradicada do Brasil. A meta do município é vacinar 2.084 crianças, sendo que, até o momento, 66,07% deste total foi atingido.
Já no caso da campanha de multivacinação, o objetivo é a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. São ofertadas as seguintes vacinas: BGC, DP, dTpa, dT, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, HPV Quadrivalente, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica 10, Poliomielite, Rotavírus, Tetra Viral, Tríplice Viral e Varicela.