Em Santa Catarina, cerca de 30% dos desligamentos de energia elétrica nas redes da Celesc são causados por vegetação próxima às linhas de distribuição.
Durante tempestades é o momento em que se registra mais interrupções de fornecimento. Isso porque a força dos ventos arremessa árvores, galhos ou cascas sobre os condutores e causa curto-circuito.
Para evitar esse tipo de problema, a Celesc realiza poda de vegetação que esteja próxima ou encostada na rede, como explica o gerente da Divisão Técnica da Agência da Grande Florianópolis, Adriano Luz.
Cuidados no plantio
Apesar de serem frequentes no perímetro urbano, as ocorrências relacionadas à queda de vegetação são mais recorrentes no interior de municípios, principalmente onde há reflorestamento de pinus e eucaliptos.
Para atuar de forma preventiva, a distribuidora recomenda que o plantio de árvores respeite as distâncias mínimas da rede elétrica. No caso do eucalipto, por exemplo, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede.
A legislação prevê ainda que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica deixe uma margem de seis metros de cada lado da rede nas linhas de distribuição e 12 metros nas linhas de transmissão. “Isso garante menos episódios de falta de energia elétrica, mas acima de tudo evita riscos de acidentes por descargas elétricas. Pode ser muito perigoso”, alerta o engenheiro.
Recomendações
– Em qualquer situação de árvore em contato com a fiação da rede elétrica, avise a Celesc pelo 0800 48 0196 (ligação gratuita);
– Evite o plantio de árvores embaixo da rede elétrica;
– A poda de árvores somente poderá ser realizada por pessoal treinado e habilitado, pois apresenta riscos de acidentes. Não tente executar a poda por conta própria;
– Fique atento à segurança: vegetação na rede pode causar choques. Em dias de chuvas, as árvores ficam muito mais energizadas por causa da umidade. Mantenha distância e comunique a Celesc.