Maria Aparecida Rachadel Calixto, a Cida, de 58 anos, moradora do Centro de São João Batista e dedica os dias a família e o servir ao próximo. Com a realização de serviços voluntários e de ajuda aos que necessitam, leva uma palavra amiga, roupas, alimento ou a palavra de Deus a essas pessoas.
Cida conta que trabalhou na Usati, em São João Batista e também em fábricas de calçados. O último emprego antes da aposentadoria foi como agente comunitária de saúde. Ela conta que evangelizava até mesmo dentro das fábricas, pois percebia quando alguém precisava de um ombro amigo, uma palavra de carinho e atenção.
Por 20 anos participou do Shalom, sendo ela e o marido Vilmar Calixto uns dos primeiros casais a participar e integrar o movimento de irmãos da igreja católica. Também participou do grupo Carismático, esse que trabalha o lado da espiritualidade.
Atua no grupo Legião de Maria e é presidente do grupo Nossa senhora do Bom Conselho. Também faz visitas todas as semanas aos doentes de São João Batista e leva uma palavra de acolhimento e realizam orações. O Grupo de Oração – Sagrado Coração de Jesus, é o que ela tem um carinho e amor muito especial.
Comunhão a quem precisa
Ela é Ministra da Eucaristia na igreja e todos os domingos de manhã, após sair da missa, Cida leva consigo o alimento da alma. A pé, ela vai até a casa dos doentes de São João Batista e leva a eucaristia. Também, todas as segundas quartas-feiras de cada mês, ela vai até o Lar Olindina Kammer e leva a hóstia aos idosos. Durante a semana, Maria Aparecida faz a visita aos doentes, mas, dessa vez para fazer orações, rezar o terço e levar uma palavra de acolhida. Nas casas também faz as novenas, essas todas as terças-feiras, por meio do Grupo Bíblico em Família.
É Ministra da Acolhida e faz parte do grupo de canto Mãe de Deus, esse composto por seis mulheres que animam as celebrações duas missas por mês. É membro do Grupo de Consolo e Esperança, onde cantam, rezam o terço e oram para confortar o coração das famílias e amigos que perdem um ente querido. Faz parte da liturgia da Paróquia e já foi catequista.
Família
Casada há 39 anos, com o pintor aposentado Vilmar Calixto, é mãe de três filhos, Chanasce, Smully e Shaiani. Também é avó da Lívia Calixto Wegner e do pequeno Henrique Calixto Machalski, além de fazer questão de que não sejam esquecidos os genros, esses no qual tem muito carinho, Fábio Ribeiro Werner e Alan Machalski.