Segundo boletim Hidrológico emitido pela Epagri/Ciram, as 14 horas desta quinta-feira (22), o Vale do Rio Tijucas está em situação de alerta para enchente. O nível do Rio Tijucas está subindo a uma taxa de 7,0 a 18,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas.
A chuva acumulada das últimas 24 horas já chega a 72 mm, sendo que o acumulado das últimas 72 horas soma-se a um total de 113 mm. Ainda conforme o boletim a tendência é subir ainda mais.
Conforme boletim da Defesa Civil de São João Batista, o Rio Tijucas atingiu a marca de 5,90 metros as 13h20. Caso o nível do rio chegue a 6,50 a água já começa a entrar em algumas residências.
Veja a situação de outras bacias no estado:
Rios em estado de emergência: Taió, Rio do Sul, Brusque, Rio Bonito em Bocaina do Sul, Encruzilha II em Otacílio Costa, Ponte Alta do Sul, Passo Marombas em Curitibanos e Schroeder;
Rios em estado de alerta: Chapadão do Lageado, Apiúna, Blumenau, Vila Canoas em Rio Rufino e São João Batista;
Rios em estado de atenção: Barragem Oeste em Taió, José Boiteux e Salseiro em Vidal Ramos.
BACIA DO ITAJAÍ
Considerando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para enchente nos Municípios de Taió, Rio do Sul e Brusque. O nível do Rio Itajaí do Oeste em Taió, está subindo a uma taxa de 11,0 a 14,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas, dependendo da operação da Barragem Oeste. Na estação de Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-Açú está subindo uma taxa de 7,0 a 8,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Em Brusque, o nível do Rio Itajaí Mirim está descendo a uma taxa de 5,0 cm/h naúltima hora monitorada. A situação é de ALERTA para enchente para as cidades Chapadão do Lageado, Apiúna e Blumenau. Em Chapadão do Lageado o nível do Rio Salto está subindo a uma taxa de 9,0 a 45,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Na estação de Apiúna o Rio Itajaí Açu está subindo a uma taxa de 18,0 a 24,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Na estação de Blumenau o nível do rio está subindo a uma taxa de 22,0 a 36,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. A condição hidrológica é de ATENÇÃO para enchente em Barragem Oeste em Taió, José Boiteux, e Salseiro em Vidal Ramos. O nível do rio na estação Barragem Oeste em está subindo a uma taxa de 16,0 a 26,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Na estação Salseiro em Vidal Ramos o Rio Itajaí Mirim está subindo a uma taxa de 4,0 a 26,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. A Barragem Sul em Ituporanga está com o nível de 31,08 m e operando com 05 comportas fechadas. A Barragem Oeste em Taió apresenta o nível de 19,79 m e ópera com 07 comportas fechadas.
BACIA DO RIO CANOAS
Na Bacia do Rio Canoas a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para as estações de Rio Bonito em Bocaina do Sul, Encruzilhada II em Otacílio Costa, Ponte Alta do Sul e Passo Marombas em Curitibanos. Na estação de Rio Bonito em Bocaina do Sul o nível do rio está subindo a uma taxa de 3,0 à 4,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas. O nível do rio na estação de Encruzilhada II em Otacílio Costa está subindo a uma taxa de 3,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas. O nível do rio na estação de Ponte Alta do Sul está subindo a uma taxa de 4,0 a 6,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas. Na estação Passo Marombas em Curitibanos o nível do Rio Marombas está subindo a uma taxa de 12,0 a 16,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas. A situação é de ALERTA para enchente para as estações Vila Canoas em Rio Rufino. A estação Vila Canoas em Rio Rufino está subindo a uma taxa de 4,0 à 6,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas.
BACIA DO RIO ITAPOCÚ
Na Bacia do Rio Itapocú a situação hidrológica encontra-se ememergência para enchente na estação de Schroeder, o nível do Rio Itapocuzinho está subindo a uma taxa de 18,0 a 44,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas.