A Comunidade Bethânia se prepara para realizar as comemorações em alusão aos seus 21 anos de fundação. Durante este tempo, tendo como principal missão o acolhimento, Bethânia proporciona um ambiente que possibilita a restauração integral do acolhido e seus familiares. As comemorações dos 21 anos iniciam no dia 29 de setembro com a realização de um Cerco de Jericó até o dia 6/10, e segue com eventos nos dias 7/10 com a realização de um “Colóquio sobre dependência química” e no 12/10 dia de Nossa Senhora Aparecida a realização da Santa Missa, às 15 horas. Os eventos serão realizados no Recanto São João Batista / SC.
A Comunidade Bethânia não é considerada uma clínica, mas, sim, uma casa de acolhimento. Para estar no processo de recuperação, o “filho” ou “filha” como são chamados na Comunidade não pagam nenhum valor mensal, a única condição é querer mudar de vida. A Comunidade Bethânia está presente atualmente em oito lugares do país, sendo eles: São João Batista – SC, Curitiba – PR, Guarapuava – PR, Irati – PR, Uberlândia – MG, Italva – RJ, Cianorte – PR e Lorena – SP.
No que diz respeito a rotina diária do acolhimento, se dá por meio de um Projeto Pedagógico e Terapêutico de Bethânia que é baseado na visão integral do ser humano: físico, psicoativo e espiritual. Na experiência de atendimento com dependentes químicos é constatado que as drogas não afetam somente o físico ou o psíquico, mas sua totalidade. Por meio de atividades de autocuidado e de sociabilidade, buscamos a valorização da pessoa como alguém útil e capaz. Incentivamos a disciplina, restaurando em cada um a autoestima e a dignidade de ser humano.
Através da espiritualidade a Comunidade Bethânia, procura proporcionar ao dependente químico o redescobrimento da importância da espiritualidade, não somente como prática religiosa, mas como uma necessidade vital. “Momentos diários são oportunizados para que possam viver esta experiência de Deus, aprofundamento da fé, cura do coração, renovação da esperança e reabastecimento para enfrentar as dificuldades da vida”, finalizou o gestor.
Além, do trabalho voltado para a restauração de vidas, por meio do acolhimento, a Comunidade também no âmbito educacional, atua com o Centro Educacional Juscélia, que funciona anexo à sede em São João Batista – SC. A unidade conta com 200 crianças dos bairros do município e funciona em parceria com a prefeitura de São João Batista.
Programação:
IV Colóquio Sobre Dependência Química
A Comunidade Bethânia realizará no dia 7/10, às 13 horas, mais um Colóquio Sobre Dependência Química no Centro Cultural de São João Batista. Desta vez, o tema proposto no encontro será: Alcoolismo: aprofundando o debate. O objetivo do evento é construir conhecimentos, buscando estimular a troca de ideias, articular informações e vivências entre os profissionais da área de educação, assistência social, saúde e segurança pública.
Além, dos profissionais das regiões do Vale do Rio Tijucas e Vale do Rio Itajaí Mirim o evento também contará com a participação dos membros da Comunidade Bethânia que integram as equipes de cada Recanto. Conforme a Assistente Social, Kamily PeixerGatis, a iniciativa é promover um momento de reflexão e informação sobre a temática da dependência química. “Queremos propor discussões sobre o uso abusivo e dependência do álcool, que traz grandes problemas e consequências ao indivíduo e a sociedade”, explicou.